Skip to main content

Não importa qual é o seu negócio, se a sua empresa é grande, média ou startup: ter um site eficiente é fundamental para atingir seus objetivos com o marketing digital. Aliás, costumamos dizer que o website de uma empresa é um porto seguro, o lugar onde toda a sua comunicação deve convergir. Mas como fazer para torná-lo agradável, eficaz e alcançar o seu público?

Neste texto separamos algumas dicas que irão ajudá-lo nesta missão. Esperamos que ajude!

Saiba o que você quer com o website

Com a nossa experiência, podemos dizer sem medo de errar: muitas vezes as empresas não têm a menor ideia do motivo de terem um site. Muitas vezes, quando perguntamos o porquê de desenvolver um website, a resposta é simplesmente “porque eu preciso, não preciso?”. Sim, precisa – mas se você não sabe o que quer do site, a produção dele ficará muito mais complicada e impactam diretamente no desenvolvimento (e nos prazos) do projeto.

Antes de iniciar a produção do site, planeje com paciência, estratégia e inteligência para que o seu website seja o mais fiel possível às suas necessidades. Além disso, converse com a agência de marketing digital responsável pelo projeto e defina os objetivos. Assim, a chance de acerto será muito maior.

Menos é mais: cuidado com o peso

Ninguém merece um website pesado e que demora para carregar. Em pleno ano de 2016, quando mais de 70 milhões de brasileiros navegam pela internet via celular (segundo dados do Ibope), um site lento é tudo que a sua empresa não precisa. Afinal, se alguém usando uma internet 3G tenta entrar na página da sua corporação e ela demorar mais de cinco segundos para carregar, um abraço! Seu possível cliente foi embora.

Um dos grandes vilões para esta lentidão é o tamanho das imagens. Quando for subir fotos para o site é importante que elas estejam otimizadas. Ou seja, que o tamanho esteja formatado para a área que ela irá ocupar dentro da página. O tratamento correto das imagens, reduzindo-a para o tamanho certo, é fundamental para que o website funcione com agilidade.

Deixar seu contato visível aumenta a credibilidade

É muito chato você entrar em um site, gostar do que está sendo apresentado, mas não conseguir entrar em contato com os responsáveis pelo site – seja para pedir mais informações, tirar dúvidas ou mesmo comprar um produto. Além disso, diversas pesquisas mostram que sites que possuem e-mail e telefone de contato têm mais credibilidade junto ao público.

Outro ponto importante é que se o seu website conta com estas informações, o sinal que o potencial cliente recebe é que você está à disposição para ajudá-lo no que ele precisar. Se, por outro lado, este mesmo cliente entre no site e não vê um número de telefone, não vê um e-mail de contato e nem um endereço físico… Bom, o sentimento é de que ele não pode confiar em você.

Invista nas palavras-chave

Se você quer ser encontrado na internet, seja para vender mais ou para reforçar a marca e a imagem da sua empresa, não tem jeito: a estrutura do seu website precisa estar formatada de uma forma que o Google goste. Os conteúdos institucionais do site e as tags de títulos de páginas e subpáginas precisam ser definidos de acordo com as técnicas de SEO.

Como já falamos em outro post, é preciso fazer um estudo junto da empresa de marketing digital responsável pelo projeto para entender quais são as palavras-chave necessárias para subir a posição da sua marca nos buscadores e, a partir daí, alinhar a produção de conteúdo com essas palavras-chave.

Com uma boa estratégia da SEO, é possível encontrar os termos e definir onde coloca-los no texto.

 A home precisa ter as informações que interessam ao seu público

Pense na home, primeira página do website, como a vitrine de uma loja: mesmo que você não entre, olhando para ela você sabe do que se trata. O que isso quer dizer? Quer dizer que é importante que a primeira página do seu endereço na internet precisa ter os assuntos que interessam a você e ao seu público.

Desta forma, se você conseguiu atrair a atenção do seu potencial cliente pela home, maiores serão as chances de fazer com que ele navegue pelo seu website e se interesse pelos seus produtos ou serviços. Ou seja, maior probabilidade de venda.

Seguindo estas dicas, com certeza o site da sua empresa terá muito mais chances de atingir em cheio o seu público-alvo.

Um comentário