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5 MITOS DO MARKETING DIGITAL.

O mundo está conectado. E também estamos nós, pequenos e médios empreendedores, usufruindo das maravilhas do marketing digital.

Como maior entusiasta que eu conheço das estratégias online, ouso em dizer que o grande benefício com a revolução dos meios de comunicação é a democracia: todos podem usar suas ferramentas, gratuitamente ou investindo, porque, contrariando as mídias tradicionais, investimentos menores são permitidos.

Mesmo com tanta democracia e informação, como o Facebook ensinando o passo a passo como se criar um anúncio ou o Google promovendo cursos gratuitos em cinemas e disponibilizando manuais e tutoriais na internet, ainda escuto muitas afirmações que me fazem fechar os olhos e torcer o nariz. Assim, decidi escrever sobre os mitos que rondam esse tema.

1 – Preciso de marketing digital para incrementar o meu faturamento. Precisa mesmo, acredito nisso com todas as minhas forças. Mas antes, precisa de um planejamento de negócio. Porque o marketing digital pode potencializar o seu sucesso ou o seu fracasso, o seu lucro ou o seu prejuízo. Você tem que ter bem claro qual é sua estratégia. De logística, de pós vendas, de produção, de compras, de inovação. E tem que conhecer exatamente os seus indicadores financeiros, sua margem de lucro, o custo de seus produtos, seu giro de estoque. Então, o marketing digital vai ser uma ferramenta para te ajudar a buscar clientes potenciais qualificados, mas você vai ter que garantir a entrega rápida, de qualidade e eficiente.

2 – Vou dobrar meu investimento. Mas você vai dobrar sua força de vendas? E sua produção? E seu pós vendas? Porque já vi muita empresa aumentar seu investimento, incrementar consideravelmente o número de intenções de compras e não ter gente suficiente e nem processo para atender a demanda, gerando mais clientes sem atendimento que atendidos e – com uma probabilidade muito grande – mais clientes insatisfeitos que acabaram comprando do concorrente.

3 – Preciso ter muitos “curti”. Adoro os “curti”, adoro compartilhamentos. É bom para divulgar a marca, é bom para construir imagem, é bom para se relacionar com clientes. Sem falar que afaga o ego do empreendedor que percebe cada um deles como elogio. O meu ego também infla nessas ocasiões. Mas eles não geram vendas, necessariamente. Isso significa que não precisamos deles? Precisamos sim, mas sozinhos eles não sustentam nosso faturamento. É preciso entender as ferramentas digitais, os benefícios para sua marca que elas trazem e o que pode se explorar em cada uma delas, principalmente nas que permitem conversão em vendas.

4 – Preciso estar presente em todas as redes sociais. Sim, precisa, mas com qualidade. Portanto, se não tiver uma estratégia e frequência definidas para cada uma delas, é melhorescolher a que mais pode aproximar a sua marca de seu público e dedicar-se a ela. E poderá ampliar sua atuação conforme aumentam seus recursos.  
 
 5 – Vou replicar minha estratégia off-line nas mídias online. Essa é uma máxima que muita gente já entendeu que tem que ser dosada, mais especificamente na proporção 80/20. Pode-se falar das promoções e dos benefícios de seus produtos, mas precisa-se falar, prioritariamente, de assuntos que sejam do interesse de seu público. Sua empresa tem que promover conteúdo, gerar informação que chame a atenção na página super dinâmica do consumidor. E esse conteúdo tem que conectar o público com a sua marca, tem que fazê-lo entender que vocês falam a mesma língua e que há identidade entre os valores dele e os de sua empresa.  

 

Eu poderia falar aqui do sexto mito, que é quanto as pessoas acham que entendem desse assunto todo. Já conheci muitos “experts” sem nenhuma “expertise”. Sorte a sua, sorte a minha.

Porque no mundo digital, o pequeno pode ter desempenho de grande e eu sou muito convicta que o conjunto criatividade, conhecimento e bom senso aliado à excelente operacionalização podem de fato promover aumentos consideráveis no faturamento de uma empresa. E ter um profissional de marketing digital que de fato entenda do assunto para te auxiliar nessa experiência é, na maioria das vezes, a diferença entre um percentual de aumento de vendas 1 dígito ou 2.

Publicado originalmente na RME, em julho de 2o14.

Este post tem 5 comentários

  1. Adriano Silveira

    òtimo artigo! Sem dúvida alguma precisamos de mais pessoas como você, principalmente para nos guiar em nossos projetos atraves de dicas.
    Abraços.

  2. Antonio nogueira

    Parabens, gostei da matéria, aguardo mais artigo como esse, pelo incentivo e desenvolvimento desse trabalho.

  3. Antonio

    Excelente artigo, gostaria de ver mais artigos bom como esse, Para mim que estou começando agora é importante.

  4. Paulo Santiago

    Olá, Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando, estas dicas são muito importantes.

  5. Paulo

    Gostei muito desta postagem. Aprendi um pouco mais sobre o assunto.

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