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Muitas vezes o que a gente precisa é de uma inspiração para poder realizar alguns de nossos objetivos. Com o marketing de conteúdo não é diferente. Se você tem explorado os caminhos que ele nos oferece, viu que o LinkedIn é muito, mas muito eficiente na geração de leads B2B para o seu negócio. Então veja algumas referências e inspirações na rede, e faça o mesmo!

Ao todo, o LinkedIn possui 433 milhões de usuários, o que o torna a maior rede social profissional do mundo, sendo mais de 25 milhões deles brasileiros. Alguns desses – sejam brasileiros ou estrangeiros – estão dentro de uma categoria chamada Influencers, pelo seu poder de influência na rede e dentro do segmento que atuam.

Mas como eles, de fato, influenciam? Como se relacionam? Como escrevem? O que têm em comum? Hoje, no #StratDicas…

Textos em mais de um idioma

Romero Rodrigues, fundador e presidente do conselho da Buscapé Company, por exemplo, possui impressionante 157.092 seguidores. Apesar de não ser tão frequente na rede, seus textos e insights são publicados tanto em português quanto em inglês. Com o idioma global seu alcance pode ultrapassar as fronteiras geográficas.

Já Richard Branson, fundador da Virgin Group, publica seus textos em 4 idiomas diferentes – inglês, francês, português e tailandês! Isso faz seus textos serem compreendidos ao redor do globo, direcionando os assuntos para cada local do mundo. Não à toa, possui mais de 9,4 milhões de seguidores.

Fale quem você é e o que pode fazer

Uma característica comum que muitos dos influencers possuem é o perfil bem preenchido. As pessoas que você deseja se conectar precisam saber o que você faz, fez e pode fazer por elas. Mais informações significam ampliação de alcance, segundo os interesses e área de atuação.

O perfil de Ricardo Amorim é um bom exemplo disso. O consultor e apresentador do Manhattan Connection, além de publicar seus textos e outros idiomas, mostra ao mundo como ele pode ajudar e mostra todo seu histórico profissional.

Interaja e siga perfis. Sugira e receba competências

Como em outras redes sociais, no LinkedIn é importante fazer conexões e interagir com as pessoas que te seguem para você ser visto. Aqui o networking nunca teve tanto sentido e tanto impacto. Por isso seja atuante e busque perfis para se aproximar. Comente em textos, compartilhe ideias. É um trabalho que não é feito da noite para o dia. São muitas noites e muitos dias para você mergulhar na rede e obter bons resultados. Afinal quem não é visto não é lembrado.

A presidente da Magazine Luiza, por exemplo, Luiza Helena Trajano, interage bastante na rede. Assim como Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo DRMH. Além de seguir alguns grupos de assuntos que lhes interessam, constantemente estão compartilhando algum conteúdo. Ambas têm em comum muitas competências confirmadas e recomendadas, além, é claro, do poder de influência.

Assuntos em alta, “quentes”

Outra coisa em comum nos grandes influenciadores é a preocupação em abordar temas pertinentes que estão em pauta, seja na grande mídia, na política, etc. Pautas “quentes”, como se diz no jornalismo, tendem a ter um maior alcance e maior engajamento do público virtual. É importante encontrar o gancho para encaixar e fazer analogias com o segmento em que atua para, assim, contextualizar o assunto de forma assertiva.

 

Para ter um perfil no LinkedIn que possa causar um bom impacto no âmbito virtual é necessário um trabalho constante. Para quebrar a barreira do digital para a realidade, então, mais ainda.

Esperamos que essas dicas possam te inspirar. Faça acontecer, mostre o que faz, aborde assuntos em voga, crie novas conexões, reative as antigas, publique seus insights. A rede está aí para te ajudar, mas você tem que se ajudar antes de tudo. É aquela velha história: quem não é visto não é lembrado!