Skip to main content

Em uma praia do nordeste brasileiro, um caiçara simples aprendeu com o pai todos os passos para a construção de um barco perfeito. Ele não segue um projeto de papel, porque tem uma “planta mental” que direciona as etapas da sua pequena obra. Conhece o mar, a navegação, a madeira e sabe usar todas as ferramentas da sua oficina para entregar cada embarcação.

Essa história é real e quando você pensa nesse verdadeiro artesão pode até sentir alguma inveja. Quem não gostaria de ter um plano mental para saber como usar com maestria as ferramentas certas e construir um barco para atravessar o mar revolto que separa as empresas dos clientes? E se o cliente for outra empresa, como acontece nos negócios B2B, como saber se você está falando com a pessoa certa? Esse é um dos maiores desafios do marketing digital B2B e dos profissionais responsáveis por entregar resultados. Você por exemplo.

Talvez até já esteja usando algumas ferramentas de marketing digital para a prospecção de novos clientes, a empresa tem um site responsivo, o blog é atualizado com conteúdos relevantes, tudo é compartilhado nas redes sociais e você ainda investe um bom valor em links patrocinados. Aparentemente o marketing de conteúdo está funcionando como deveria. Será? Você acompanha as métricas e elas parecem boas:  os likes, compartilhamentos, comentários só crescem. Você pensa: “Uau! Agora temos um bom resultado em marketing de automação!”  Mas o engajamento dos leads B2B para que se tornem clientes não acontece.

O que falta na verdade é um bom planejamento estratégico, aquele tal do “mapa mental” que pode e deve ser um plano bem elaborado. Sabemos que sem ele as vendas não acontecem.   Isso porque apenas os profissionais que trabalham com marketing de resultados entendem como usar as ferramentas mais adequadas ao seu público para realmente alcançar e converter os leads, trazendo retorno real em vendas e negócios.

Voltemos ao nosso construtor de barcos, ele aprendeu um ofício desde criança e apenas repete com seu talento as mesmas tarefas. Nada muda no seu contexto e isso torna possível fazer mais do mesmo com sucesso. Mas nós todos estamos vivendo em uma outra realidade, onde nada mais pode ser repetido como era antes, porque a digitalização traz inovações disruptivas,  um verdadeiro tsunami que altera o cenário da noite para o dia. Nesse processo as mudanças são profundas e acontece uma transformação cultural que move a sociedade e as empresas como parte dela.

De que serve um plano então? Serve para você definir claramente seu público, os objetivos que você pretende alcançar, avaliando as ferramentas mais adequadas entre as disponíveis hoje. Amanhã, como diz a música, será outro dia e quando surgir algo novo,  o que sempre acontece, começa um novo aprendizado para entender como usar para chegar onde se pretende. Inclusive porque as redes sociais atualizam os algoritmos, o que pede um olhar atento para alterar o que for preciso sem perder o foco no público e nos objetivos. Ou seja, existe um plano, mas a estratégia pode e deve ser alterada quando as mudanças ocorrem.

Sim, precisamos da maestria dos artesãos, mas também temos que incorporar novas habilidades para escolher as ferramentas certas, se quisermos construir algo realmente significativo tanto para a imagem das marcas como para as vendas.  Parece ousado? Pode ser, mas se você contar com  profissionais competentes em marketing de automação pode ter certeza de que vai chegar lá.

Por isso talvez esta seja a hora de procurar um parceiro especialista, aquele profissional que acompanha cada segundo das mudanças digitais e tem um olhar insansável na busca pelos melhores resultados. E se tiver alguma dúvida de quem é esse profissional que vai ser o seu melhor parceiro, basta olhar que resultados concretos ele entrega para os clientes que atende. Um diferencial que nem todos podem apresentar.

E finalmente, quando você encontrar o parceiro ideal,  pode se concentrar naquilo que sabe fazer de melhor,  aperfeiçoando os serviços aos seus clientes, a qualidade dos seus produtos, o branding e o relacionamento com o seu mercado. Enquanto isso o especialista em marketing digital trabalha para trazer mais e mais clientes porque essa é a sua especialidade. Uma parceria que requer alinhamento constante e muitas conversas porque, afinal, mesmo trabalhando em empresas e locais diferentes, vocês vão formar uma dupla de sucesso.

 

 

Um comentário

  • Sandra Nascimento. disse:

    Olá Fernanda, muito bom o seu artigo! Durante a leitura foi como se você estivesse dentro da minha mente observando o que se passa, quais são as “angústias” como dizia um professor de física no ensino médio. Sou entusiasta do marketing digital acredito muito no resultado através do uso e percebo que há de fato uma demanda por um trabalho elaborado por um profissional altamente qualificado e especializado no assunto e pela forma como você descreve para circular por entre os diferentes recursos com olhar de especialista em trazer o resultado, isto é sensacional.

Envie sua mensagem