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Foi-se o tempo – ou está passando – em que a melhor propaganda era aquela dentro das revistas, jornais, banners e todo o tipo de mídia offline. O mundo se conectou através da internet e é aqui onde tudo acontece. O cenário do marketing digital, apoiado em conteúdo, é promissor e, com custos reduzidos, é possível alcançar ótimos resultados.

Mas marketing de conteúdo é coisa séria e conhecer alguns macetes é imprescindível. “Mas o meu sobrinho sabe mexer em internet”, dizem alguns… “Porque eu vou pagar alguém para mexer no meu blog ou Facebook? São só alguns textinhos…”. Veja alguns erros que os “marqueteiros digitais” cometem e, por favor, evite-os:

1- Você não sabe quem é o seu público-alvo

Mulheres de meia idade? Adolescentes “paz e amor”? Pessoas da terceira idade com alto poder aquisitivo? Se você tem todas essas dúvidas ainda, volte algumas casas no jogo do marketing digital e comece se perguntando: “Quem eu quero atingir e por quê?”

O seu planejamento de conteúdo começa aqui. Ao identificar o seu público-alvo você consegue formatar qual o estilo de linguagem – textual, visual e sonora – vai utilizar para atingi-los.

2- Meu umbigo é o melhor do mundo

NÃO, definitivamente! Falar apenas dos seus serviços, produtos e da sua marca não é nada interessante quando estamos falando de marketing de conteúdo. É necessário criar uma conexão de valor, que vai conectar a sua empresa com o seu cliente. Identificar o conceito da sua marca e a partir daí compartilhar coisas que tenham a ver com o que você faz ou oferece. Isto está ligado ao funil de vendas, que falamos nesse post aqui.

3- Acabei de ter uma ideia e vou testar!

Experimentar coisas novas sempre é bom. Mas, mesmo dentro das inovações, é preciso ter planejamento prévio. Muitas empresas fazem um planejamento mensal, mas você pode optar por um planejamento semanal de conteúdo, uma vez que a velocidade das mudanças é enorme no mundo digital.

4- Você não sabe o que deu certo

Você anda postando conteúdos aleatoriamente e não sabe se deu certo ou não? Cartão amarelo para você! Atenção! Monitorar sua página, qualquer que seja o canal, é essencial. Sua equipe de planning deve estar atenta ao monitoramento, entender o que tem dado resultado, entender o que os concorrentes estão fazendo e fazer alterações de rota para atingir os objetivos do trabalho de comunicação.

5- Você comete muitos erros de português

O português é uma língua tão bonita quando falada corretamente, não é? Saber se expressar bem e se comunicar com o seu público é tão importante quanto saber vender o seu produto. E uma coisa está ligada à outra. Afinal, “quem não se comunica se trumbica”.

Acertos e erros são comuns e vão acontecer naturalmente. O marketing digital é um campo imenso a ser explorado, permite muitos testes, mas não pode ser feito de qualquer jeito. Necessita de estratégia, planejamento, atenção e suor. É um trabalho diário de monitoramento, estudo e atualização. Como os escoteiros dizem: fique sempre alerta.

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