6 dicas para se tornar uma referência no LinkedIn

Por: Cristovão Wanderley

Dos 500 milhões de usuários do LinkedIn, 30 milhões estão no Brasil. Aí vem a pergunta: como vou me destacar no meio de tanta gente? O primeiro passo é não o subutilizar. É fundamental que o profissional saiba que o LinkedIn vai além de um mural de vagas de trabalho.

O LinkedIn é uma rede social capaz de gerar networking e novas oportunidades de negócios, seja para a sua empresa – já que todas as grandes empresas possuem um perfil na rede – ou para quem trabalha de forma autônoma. E para ajudar você a ganhar destaque dentro dele, separei algumas dicas. Veja abaixo:

  • Preencha seu perfil por completo

 Isso é o básico, mas é sempre bom lembrar! As pessoas devem te conhecer, saber tudo o que você faz, o seu histórico profissional, os cursos realizados, as suas habilidades e, principalmente, o que você pode fazer por elas. Por isso, se vai entrar no LinkedIn, comece pelo começo – desculpe a redundância – e não economize nas experiências do seu perfil.

Lembre-se de diversificar o vocabulário para identificar suas qualificações. O LinkedIn trabalha com o sistema de busca de palavras-chave e, ao pensar nisso você tende a aumentar a chance de outras pessoas te encontrarem, de acordo com as palavras-chave buscadas.

  • Compartilhe conteúdo e seja referência em sua área

Seu conhecimento diz muito sobre você. Produzir artigos sobre sua área de atuação, oferecer dicas e insights para os outros usuários do LinkedIn pode ser muito bom para você se destacar na rede. Lembrando: autoridade não se compra, se conquista. E é falando, e bem, sobre o mundo que está inserido que você consegue isso.

Fale sobre suas experiências profissionais, cases de sucesso, e talvez de insucesso, por que não? Traga alguma discussão relevante, promova o ambiente de discussão saudável entre seus contatos. Talvez uma outra pessoa do outro lado da tela possa se identificar e começar uma interação. A partir daí surgem novas oportunidades de conexões.

  • Aprimore suas técnicas de escrita para aumentar o alcance de seus artigos

Se você já escreve e compartilha suas reflexões e dicas, é sinal que você também já leu bastante, certo? Busque conhecer as diferentes técnicas de escrita para obter um texto “redondo”. Formas de narrativa existem aos montes e é importante entender qual delas se adequa ao texto que está criando.

Também é importante basear-se em palavras-chave para construir seu texto. Assim você consegue ser encontrado mais facilmente pelas pessoas.

Visite o perfil de outras pessoas. Quem são as suas referências na rede? Não digo para copiar o que estão fazendo. Isso não! Mas entender como formulam o texto, como é o título do artigo – mais provocativo, reflexivo? – e a imagem utilizada é um caminho para compreender o que dá certo ou não. Inspire-se para se informar e ponha em prática as boas ideias para crescer!

  • Diversifique os formatos do seu conteúdo

Texto, vídeo ou uma apresentação no SlideShare? Aposte na diversificação dos formatos de conteúdo para maximizar seu alcance e mostrar toda sua autoridade no assunto que está falando. Porém, é preciso entender quando convém produzir um texto ou um vídeo, afinal cada um engaja e informa de uma forma diferente.

Assim também acontece no SlideShare, onde te permite incluir imagens e infográficos, por exemplo. Então, planeje-se e tente compreender, antes da produção, qual o caminho e formato seu próximo conteúdo deve ter.­­

  • Não deixe de responder mensagens e comentários

 Recebeu uma mensagem privada ou comentaram no seu último artigo publicado? Então não deixe essa pessoa sem resposta ou esperando por muito tempo. Entendo a correria e a falta de tempo, mas se você quer ser uma referência deve fazer por merecer.

Muitas vezes quem manda uma mensagem pode ser um lead qualificado, e ele está ali, quente para você aproveitar. Portanto, reserve alguns minutos do seu dia para essa tarefa, interaja com as pessoas e mostre a que veio.

  • Conecte-se ainda mais

 Colabore com outras pessoas da sua rede de contatos. Ajude a conectar as pessoas que possam ter alguns interesses profissionais em comum. Se alguém pedir para ser apresentado à uma pessoa que está em sua conexão de 1º grau, não hesite, se puder, em conectá-los.

Claro, se não for possível, responda explicando porque não está fazendo. Não somos obrigados a nada, mas uma explicação vai sempre muito bem.

Lembre-se de divulgar informações importantes em grupos que você participa e convide amigos para grupos com os quais eles possam cooperar ou receber contribuição. Esse tipo de colaboração e conexão nos leva mais longe, pode apostar.

O LinkedIn é a principal plataforma de conteúdo B2B, usada para gerar autoridade para profissionais e empresas. Além disso é uma rede séria que precisa de esforço diário para você manter o seu perfil em destaque. Trabalhe diariamente, reserve um tempo mínimo para ler outros artigos, interagir e criar novas conexões. Fazendo isso, você certamente terá maior visibilidade e ficará cada vez mais próximo de quem pode gerar oportunidades para você ou a empresa a qual você representa.

Espero ter ajudado com essas dicas. E, você, o que achou?

Se tiver dúvidas ou tiver algo para acrescentar, terei o prazer em interagir e colaborar com a discussão.

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