Responda, gestor, como está o relacionamento da sua empresa com seus clientes? Muito se fala em Customer Experience (CX), e nos dias de hoje, no mercado B2B, torna-se indispensável que o consumidor tenha uma experiência memorável com sua marca. Isso significa oferecer soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada um.
A experiência do cliente é um diferencial para qualquer organização que deseja se destacar em seu nicho, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e não se contentam apenas com um bom atendimento.
Diante disso, as empresas que priorizam o CX no B2B, além de terem bom desempenho, ganham a oportunidade de ter uma posição de destaque em sua área de atuação e de capitalizar futuros clientes.
Alguns exemplos são empresas como Netflix e Nubank, que mantêm um atendimento descontraído e bem-humorado, uma estratégia para fortalecer a sua presença digital de forma criativa, abordando clientes de maneira assertiva e resolvendo problemas com mais facilidade. E a proposta também serve para empresas de todos os tamanhos e setores.
Quais são os benefícios de incorporar o CX na minha empresa?
O CX pode oferecer vantagens para o mercado B2B. Conheça 8 benefícios para incorporá-lo em sua empresa:
- Aumento da receita: clientes satisfeitos aumentam a receita.
- Redução de custos: oferecer um autoatendimento eficiente, de modo que o consumidor possa acessar as dúvidas mais frequentes, fará com que ele precise cada vez menos do atendimento humano, o que ajuda a reduzir as possíveis horas extras e o trabalho de seus atendentes.
- Fidelização do cliente: uma experiência agradável e memorável promove a fidelização do cliente, elemento fundamental para o crescimento de uma empresa.
- Estímulo para que os clientes sejam promotores da marca: afinal, pessoas que têm uma boa percepção de sua marca tendem a indicá-la a outros consumidores, o famoso “boca a boca”.
- Aumento da vantagem competitiva: oferecer uma experiência personalizada ao cliente garante um diferencial que coloca sua empresa à frente de outras, principalmente aquelas que ainda se orientam considerando o produto exclusivamente.
- Parceria contínua entre empresas: ao criar uma experiência customizada para o cliente, pode haver parcerias com outras empresas, como as de tecnologia, a fim de aproveitar potenciais complementares.
- Otimização de recursos pelo marketing: com o CX, os conhecimentos obtidos a respeito do consumidor passam a ser aplicados em todas as etapas da jornada de compra, gerando, assim, resultados significativos e aumentando o lucro da empresa.
- Funcionários cada vez mais engajados no CX: ao implementar o CX na empresa, por meio de uma cultura, os colaboradores poderão ficar cada vez mais engajados com os valores da organização, o que também é muito importante para a construção de relacionamentos.
Diante disso, não dá pra ter dúvidas de que incorporar o CX no mercado B2B é essencial.
Não deixe para depois o que é indispensável agora!