O WhatsApp anunciou hoje que vai começar a testar em breve os perfis empresariais no Brasil, ainda sem data oficial para liberação da ferramenta. As novas contas verificadas devem facilitar a comunicação entre empresas e clientes, gerando receita para o aplicativo e diminuindo também os riscos de golpes aplicados por perfis falsos.
Embora o WhatsApp mantenha os detalhes em segredo, já é possível ter uma ideia de como será o funcionamento com base nos posts oficiais do serviço de chat. A princípio, as empresas serão divididas em dois grupos: as pequenas e médias terão acesso ao aplicativo gratuito “WhatsApp Business”, enquanto as grandes corporações terão de pagar para ter acesso a soluções mais complexas para gerir as mensagens. Esta segunda opção visa resolver o principal problema do Whatsapp, que custou caro ao Facebook (US$ 22 bilhões) e até agora não gera receitas.

O que deve mudar para o consumidor?
No geral, as mudanças que o WhatsApp para empresas devem trazer para o consumidor podem ser resumidas em uma palavra: segurança. Atualmente, qualquer usuário pode criar um perfil falso e distribuir links maliciosos, como o que oferece pacote de dados gratuitos para o usuário. Com a liberação do recurso, as companhias terão um símbolo de verificação ao lado do nome, como já acontece no Facebook, Twitter e outras redes sociais.

O uso de serviços de conversas tem se tornado comum nos últimos meses. O Facebook Messenger e o Skype, por exemplo, já permitem que empresas criem robôs de atendimento para se comunicarem com o consumidor. Enquanto isso, o WhatsApp ainda mantém os detalhes das suas ferramentas corporativas em segredo.



