Skip to main content

Por Fernanda Nascimento

Não é um filme futurista, também não é uma viagem no tempo, é apenas a transformação digital no aqui e agora. Sim, ontem mesmo parecia tendência e hoje é a realidade que temos para entender. Se você ficou paralisado esperando para ver o que viria pela frente, acorde. Levante correndo e corra atrás porque a velocidade da mudança é absurdamente assustadora.

Ela afeta globalmente as empresas em todos os setores. Afeta todos os mercados e altera profundamente a forma como os negócios se movem, aceleram ou desaparecem. Sim, desaparecem! Nem é um passe de mágica, é apenas a tecnologia trazendo inovações, com novos e inesperados players e seus aplicativos que alteram completamente alguns setores. O próximo pode ser o seu.

Pense em uma tela com dois lados. Do lado de dentro os negócios se movem com tecnologias que se renovam o tempo todo, do lado de fora os consumidores experimentam serviços e adquirem produtos com apenas alguns toques e sem sair do sofá. Eles também pesquisam e trocam informações nas redes. Emitem opiniões sobre marcas: amam e odeiam. Você precisa ouvir e participar da conversa! Um comportamento de consumo do B2C que também se espalha para o B2B. Afinal, negócios são feitos entre pessoas e elas estão fortemente armadas com seus smartphones e todo acesso que eles proporcionam. O caminho agora é de mão dupla e você vai dirigir nessa estrada. Sem Waze nem Google Maps para guiar.

Observe como as empresas estão reagindo a um contexto inesperadamente novo, apesar dos inequívocos sinais que vêm se apresentando há tanto tempo. Algumas apostaram nas mudanças profundas desde que elas começaram a surgir e investiram em inovação. Umas de forma acelerada, outras nem tanto. Muitas outras ficaram estacionadas no mesmo lugar e agora só resta correr atrás do prejuízo. Literalmente.

Talvez você olhe por cima da sua divisória e ainda enxergue departamentos estanques e pessoas trabalhando de forma isolada. Se você é um líder, comece retirando as baias e derrube todas as barreiras que separam áreas, inclusive de organogramas. Como aqui estamos falando de marketing e vendas, junte todo mundo e mostre que agora como nunca a união faz a força. Traga junto o pessoal de TI, você vai precisar deles como do ar que respira.

Ah, adote e incorpore ao seu cotidiano os novos termos: Businesss Intelligence, Data Science, MarTech, Social SellingModern Selling. As equipes ágeis trabalham em Squads. Não sabe nada sobre isso? Procure ajuda urgente, algumas agências e escolas de negócios se especializaram em treinar as equipes para trazer esse novo modelo de trabalho para dentro das empresas. Aqui fica um alerta importante sobre a transformação digital:

Ela incorpora muita tecnologia aos negócios e à forma como as empresas se relacionam com os clientes, mas são as pessoas que vão fazer a diferença e elas precisam de treinamento contínuo.

Também não faltam cursos e profissionais especializados para trazer esse conhecimento, acelerando um processo que por si já pede agilidade. Um novo marketing para o consumidor da era digital.

Envie sua mensagem