Cliente novo é uma delícia, não é mesmo? Seja qual for o segmento que a sua empresa trabalha, conquistar novos compradores é sempre motivo de alegria. Mas tão importante quanto conseguir um cliente é fidelizar um cliente. Afinal, viver apenas de ativações não é das tarefas mais fáceis do mundo – e utilizando as estratégias corretas é possível manter o seu cliente próximo à sua empresa por muito mais tempo.
Sabe aquela frase que diz que chegar ao topo é difícil, mas manter-se no topo é mais difícil ainda? Pois é, no mundo corporativo funciona parecido: conseguir um cliente é ótimo, mas fidelizá-lo é melhor ainda.
Por isso, a gente preparou algumas dicas para utilizar o conteúdo a favor da sua empresa. Veja abaixo:
1 – Permita que o cliente fale com você
Na publicidade tradicional apenas a empresa fala com o público – seja com anúncio na televisão, banner em site, outdoor ou qualquer outro tipo. Utilizando o marketing de conteúdo existe um diálogo, uma troca de informações.
2 – Gere valor à sua marca
Quando sua empresa gera conteúdo para o cliente, ele percebe que você não quer apenas o dinheiro dele, mas está interessado em se relacionar com ele. Isso gera valor à marca – afinal, que empresa não quer estar associada a conteúdos interessantes.
3 – Utilize o boca a boca digital a seu favor
De acordo com uma pesquisa da Content Plus, 60% dos usuários de redes sociais recomendam empresas que eles seguem. Essas pessoas não necessariamente utilizam produtos dessas empresas, mas se interessam pelo conteúdo produzido por elas e, consequentemente, se sentem próximas o suficiente para indicar os serviços.
4 – Fale do que interessa ao cliente
Com a possibilidade do diálogo que o marketing de conteúdo oferece, a sua empresa entende melhor os desejos do cliente e, consequentemente, consegue desenvolver conteúdos focados no que ele se interessa – mas sem perder o link com o seu negócio.
5 – Aja como especialista
Gerar conteúdo abre uma rede imensa de caminhos a seguir. Uma delas é gerar informações que mostrem que a sua empresa é especialista no que faz. Fale do que você sabe, explique detalhes que só a sua empresa é capaz de dar a respeito do segmento em que atua. Isso mostra que você é especialista e fideliza quem já é seu cliente – e até quem ainda não é.
6 – Eduque seu público
Será que seu cliente em potencial sabe o que sua empresa pode fazer por ele? Muitas vezes estamos tão concentrados no nosso dia a dia que nos esquecemos de que o que a nossa empresa faz pode ser a solução que outras empresas/pessoas procuram. Que tal dar uma atenção a isso e educar o seu público-alvo?
E aí, agora você responde: o conteúdo pode ajudar a sua empresa a fidelizar o cliente?