O Marketing tem evoluído muito com a tecnologia e está cada vez mais liderando o caminho quando se trata de atingir os consumidores. Quando olhamos para a frente, já falando de 2018, aqui estão algumas tendências para colocar em ação:
- Social Media como tomadas de publicação
As plataformas de mídia social estão cada vez mais explorando as opções para aumentar as possibilidades dos usuários interagirem e fazerem negócios. A popularidade do LinkedIn tem crescido a cada dia em função de muitas empresas usarem a plataforma para impulsionar o seu marketing B2B via artigos influentes. O Snapchat e Instagram agora incluem recursos de ligação que permitem aos usuários deslizarem para lerem artigos. E os artigos instantâneos do Facebook estão se tornando cada vez mais populares com muitos criadores de conteúdo usando o recurso de publicar seus artigos diretamente pelo aplicativo do Facebook. O conteúdo de marketing avançou. Agora os consumidores querem viver a experiência da marca.
- Conexão instantânea via streaming ao vivo
Os consumidores já não estão mais satisfeitos com empresas sem rosto, o marketing genérico está no limite. Eles querem e esperam conexões humanas e reais. As empresas estão usando transmissões de vídeo ao vivo para estabelecerem conexões humanas em tempo real com seus públicos. E quando você considera que 80% das audiências preferem assistir vídeo ao vivo a partir de uma marca do que ler um blog, é uma oportunidade valiosa para o marketing que realmente não pode ser ignorada.
- Mídia digital out of home
Com a ascensão de outdoors digitais e painéis, o formato está se tornando mais flexível e relevante, e também bem-sucedido em direcionar o tráfego online. Grandes marcas já reconheceram os benefícios de vincular o seu marketing online com a publicidade out-of-home. E com o surgimento de plataformas on-line que oferecem click alugado e compra de outdoors e painéis, o meio tornou-se mais acessível para as pequenas empresas. As campanhas podem ser direcionadas para aparecerem em locais específicos durante o tempo que os orçamentos de marketing permitirem.
- Propósitos de Marketing
O marketing pode ser tanto sobre a conexão com as emoções ou melhor – sobre a consciência dos consumidores e mais ainda apresentando um grande negócio ou um produto novo. As marcas podem usar o marketing dirigido como propósito de atingir um público com base em suas necessidades e interesses comuns – particularmente no apoio a uma causa digna. Os clientes são leais a marcas que têm um propósito. 91% dos Millennials dizem mudar de marca por uma boa causa. A parceria com organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade, ou o estabelecimento de um programa de “ações educativas e com princípios” pode dar a marca uma presença mais forte, alinhando o seu propósito com os valores e prioridades de seus consumidores.
- Influência de Marketing
Acompanhamos em 2017 um aumento no uso de bloqueadores de anúncios, e o marketing digital está procurando alternativas para alcançar os consumidores. Um exemplo, são os influenciadores (blogueiros, youtubers, etc), que podem agregar seus fãs a sua marca. Outro forma de influência muito forte são as recomendações de amigos e colegas. Pesquisas apontam que 90% dos consumidores confiam nessas recomendações, enquanto apenas 33% dos consumidores confiam em anúncios.
- Realidade Virtual
A Realidade Virtual ficou fervendo em banho-maria por alguns anos, mas agora, está prevista para explodir em 2018. Você pode não ter o orçamento ou know-how para surfar na crista da onda da Realidade Virtual, mas a tendência deve servir como uma indicação da importância de investir em conteúdo visual. A criação de gráficos interativos e vídeo em um site irá servir como um ponto de partida para a futura exploração em oportunidades da realidade do marketing virtual.
Em resumo, o Marketing para 2018 é cada vez mais sobre pessoas, humanos, identidade, força. Ele vai sintonizar, criar forças, empatia e impactar cada vez mais. Fique atento!!
** Fonte: https://www.administradores.com.br/artigos/marketing/6-tendencias-de-marketing-para-2018/107114/