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Por Murilo Rezende

LinkedIn, Facebook, Twitter, Youtube, Google+, Pinterest… o que não faltam em mídias sociais são opções para as empresas trabalharem a representatividade da sua marca no ambiente digital. É só escolher o canal de comunicação ideal para a sua empresa e trabalhar em cima dele para gerar resultados surpreendentes, certo?

Quase! Com esse pensamento (muitas vezes simplista) sobre o gerenciamento de redes sociais, muitos profissionais tropeçam nas próprias pernas acreditando que essa estratégia se vende sozinha. Eu digo que não é bem assim e vou além: você vai precisar de alguém experiente no comando da operação. Entenda o porquê:

1- Fazer o planejamento estratégico da sua marca ?

Gerenciar redes sociais e outros canais de comunicação é muito diferente de simplesmente fazer posts no Facebook. Antes de tudo é preciso entender a estratégia de vendas, traçar o perfil da persona e analisar se o produto ou serviço trabalhado pela sua empresa como prioridade está alinhado de acordo com o seu público-alvo.

Como as pessoas veem sua marca? A que elas associam os serviços prestados pela sua empresa? O valor é construído de acordo com o planejado?

Antes de começar a execução das atividades, é necessário planejamento e estratégia para entender os reais objetivos. As respostas de perguntas como “com quem?”, “sobre o que?”, “onde publicar?” e “como se posicionar?” irão traçar o caminho do trabalho de comunicação e conteúdo, que deve estar alinhado também com o objetivo da equipe de vendas.

Como eu já vi nos textos da Fernanda Nascimento e concordo 100%: Marketing e Vendas precisam estar juntos nessa jornada.

2- Trabalhar de maneira assertiva e eficiente ?

Se você já se deparou com a dúvida “Puxa, o que vou postar hoje?”, então precisa agora mesmo de uma equipe boa e experiente para trabalhar a gestão das suas redes sociais. Pela minha experiência, fazer um bom gerenciamento é contar com um cronograma de atualizações bem estruturado e 100% alterável.

Só assim conseguiremos dar mais versatilidade ao material postado, sem manter um perfil totalmente engessado em sua forma de se comunicar. Quando você trabalhar com um bom parceiro, seu conteúdo é objetivo, estratégico, direcionado e traz resultado. Até porque, se não trouxer, terá que explicar o motivo no relatório para o cliente.

Procure alguém que faça testes e mensure resultados. Conteúdo bom, mas sem objetivo, não vende!

3- Apontar a direção correta com a experiência de quem está no mercado ?

Não estamos imunes a erros, mas quando você tem uma equipe responsável, séria, com experiência e, principalmente, disposta a fazer acontecer, a chance de alguma coisa dar errado é muito menor. Aí entra a importância da versatilidade. Equipes de comunicação multimídia (foto, vídeo e texto) e multicanal (Facebook, Youtube, Twitter, Pinterest, Facebook, LinkedIn, Blog) saberão direcionar qual é o caminho ideal e como explorá-lo da melhor maneira para a sua empresa.

Qual é a rede social ideal? Depende do objetivo do seu negócio, quem quer atingir e com o que estamos trabalhando. Somente um parceiro estratégico pode dar esse feedback.

4- Monitorar, mensurar e gerar relatórios ?

Digamos que você tem uma noção de marketing e comunicação, conseguiu montar um eficiente calendário editorial, publica nas redes sociais com frequência, achou um canal de divulgação e o tipo de mídia ideal. Tudo está dentro da sua cabeça, funcionando perfeitamente, mas o resultado não aparece.

O mundo ideal que você idealizou para esse trabalho pode não condizer com a realidade. Para isso, o monitoramento e a mensuração de resultados feitos por um parceiro estratégico são fundamentais. Como saber se o trabalho está dando certo? Com relatórios que mostram em dados a eficiência das ações planejadas inicialmente.

Deu certo? Vamos incentivar. Deu errado? Corrige.

5- Ter alguém para colocar a culpa ?

Brincadeiras a parte, quando temos uma equipe responsável pela gestão de redes sociais e os canais de comunicação da empresa na web, temos de quem cobrar os resultados. Claro, tudo dentro de uma previsibilidade racional já estipulada desde o primeiro contato ou quando é apresentado o planejamento estratégico.

Quando você profissionaliza a área, ela deixa de ser irrelevante e se torna prioridade para quem faz a gestão sobre ela. Consequentemente, se o trabalho for feito da maneira correta, proporcionará resultados surpreendentes.

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