Quando você tem uma marca ou um negócio diretamente ligado a sua pessoa física, é preciso tomar cuidado com os conteúdos que pretende postar nas suas redes sociais. Consultores, psicólogos, palestrantes, vendedores, professores, profissionais autônomos, liberais e outras categorias têm na sua frente uma linha tênue entre o trabalho e vida pessoal que fica cada vez mais invisível nas redes sociais.
Por exemplo, de que adianta uma estratégia de marketing digital bem montada para a página da sua empresa se o cliente, ao ver que você é o responsável por ela, entra no seu perfil pessoal e encontra um conteúdo agressivo sobre política, religião, futebol, etc.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para não cometer gafes na internet que podem te atrapalhar quando o assunto é profissionalismo.
1 – Tome cuidado com o “é minha opinião”
Vivemos em uma democracia. Felizmente, um regime que permite a liberdade de expressão. Porém, é preciso usá-la com moderação e consciência. Lembre-se que existe uma quantidade imensa de pessoas online, cada uma com seu ponto de vista, posição política, religiosa e conceitos pessoais. Ao colocar sua opinião, você estará expondo sua marca e a você mesmo, quem sabe até ofendendo um grupo de pessoas.
A diversidade em nosso país é muito grande e canais como Facebook e Twitter não são tolerantes para explicações. Até um comentário que não é maldoso pode ser interpretado da maneira errada. Dentro dessa realidade, prefira a neutralidade sobre alguns assuntos para não perder clientes ou gerar uma imagem negativa para o seu negócio.
2 – Evite tocar em assuntos polêmicos
Se você prefere deixar os contatos terem acesso a tudo, evite algumas coisas, a menos que queira mesmo “ferrar” com o seu lado profissional. Eles são polêmicos por si só como a existência ou não se seres extraterrestres, valores, opção sexual, que ainda é um tabu e pode sim afetar o espaço do outro, o que ele esperava saber de você.
Por isso, antes de sair soltando o verbo sobre algum assunto que pode afetar alguém, pense naquelas pessoas as quais estão ali, mas você não tem uma relação tão próxima para se expor.
3 – Discutindo a tríade “Política, religião e futebol”
Sim, chegamos a esse tópico. E não há nem muito o que falar sobre ele. Da mesma forma que às vezes incomoda ler coisas sobre algo que você discorde, pode incomodar outra pessoa. E política envolve valores e vivência individuais, religião é estritamente pessoal e, inclusive, alvo de preconceito, e futebol é o hobby (em assistir ou jogar) que gera mais conflito em todos os tempos. Então respire, reflita e conte até 3 antes de postar alguma coisa sobre esses assuntos.
4 – Expondo a sua intimidade
É melhor não correr o risco de ser mal interpretado. Fotos sem camisa, ostentando bens pessoais, bebendo em festas, e outros tipos de exposição podem causar um desconforto inesperado. Infelizmente algumas pessoas podem chegar a conclusões antecipadas sobre sua personalidade ou profissionalismo simplesmente pelo o que você coloca nas mídias sociais.
5 – Filtre os contatos e o conteúdo que vai para eles
Quase todas as ferramentas permitem que você faça uma seleção de quem pode acessar suas informações, fotos e vídeos. É importante saber usá-las da maneira correta. O Instagram, por exemplo, pode ser bloqueado e ter acesso a suas fotos só quem você permitir. Como ele é somente para imagens, não pega mal deixar de aceitar alguém.
No Facebook, isso é melhor ainda, pois além de poder editar a categoria de seus amigos, você pode inclusive filtrar o que posta para que seja visto por apenas um grupo de pessoas. Logo, o grupo “trabalho”, por exemplo, pode receber apenas determinados conteúdos que você autorizar, mais “neutros”, digamos assim.
6 – Assuma a bronca
Por último e tão importante quanto, se você prefere ser você mesmo, sem filtro, restrição ou papas na língua nenhum, simplesmente assuma a bronca e seja feliz! Pode ser que você ganhe inimigos e perca amigos, colegas de trabalho, clientes em potencial e ainda corra o risco de que falem de você. Como o inverso pode acontecer também, afinal somos todos humanos.
Mas a verdade é que cada um tem sua vivência e opinião sobre determinado assunto de acordo com uma carga de aprendizados e valores. Ou seja, não vamos conseguir convencer ninguém pelas mídias sociais e isso pode acabar comprometendo uma relação que poderia ser muito bem-sucedida profissionalmente… E aí não dá mais para voltar atrás.
O importante mesmo é saber respeitar para, assim, ser respeitado!
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Artigo muito bom e informativo, gostei! Parabéns!
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