A Black Friday, a data mais importante do comércio eletrônico está chegando e por que não falarmos de B2B? Segundo estudo divulgado pelo índice Business-to-Business On-line (B2BOL), as vendas on-line entre empresas movimentaram quase R$ 2,39 trilhões no Brasil em 2019. A expectativa para a data em 2020 é grande, pensando que a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62% no Brasil (Fonte: McKinsey).
Então, o que fazer para se destacar entre os seus concorrentes no B2B? Separamos 5 dicas que podem ajudar você nesse momento. Confira:
Índice de Conteúdo
Use o tempo a seu favor
Se no B2C o consumidor é mais passional, no B2B ele se comporta de um jeito diferente. Os processos são mais complexos e envolvem mais etapas, pesquisas e referências, tornando a decisão mais burocrática e influenciando diretamente no tempo da negociação. Em contrapartida, o ticket médio também costuma ser mais alto. Então, planeje e seja estratégico quanto ao momento e o modo como irá abordar o seu cliente.
Que a força do inbound esteja com você!
A Black Friday é uma data fixa no calendário, isso quer dizer que ela não acontece da noite para o dia. Uma maneira eficiente é usar a estratégia e planejar ações de inbound marketing para envolver e reter esses clientes no B2B. Aproximadamente 2 a 3 meses antes da data comece a campanha enviando e-mails para divulgar e promover cursos, workshops, webinars, mentorias e outras soluções que o mercado vê valor.
Essa pode ser uma excelente oportunidade de fechar um novo negócio ou ampliar os serviços prestados na sua carteira de clientes.
Capriche no conteúdo
Redes sociais, blogs, vídeos e transmissões ao vivo. O B2B tem muitas oportunidades para potencializar sua comunicação e aproveitar o momento da Black Friday para captar novos clientes e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua comunidade. A Braspag, por exemplo, é uma empresa especializada em soluções de pagamento on-line, e criou um mês inteiro de conteúdo dedicado às lojas virtuais só com dicas e soluções para a Black Friday.
Ter um conteúdo relevante e estratégico, focado no seu cliente, pode render muito mais do que vendas neste período, pode gerar fiéis seguidores. E isso não tem preço!
Em 3 dias normais de vendas on-line no Brasil, a taxa de conversão é de 2,44%. Em um único dia de Black Friday, a conversão chega a 4,13%. (Fonte: Ecommerce Brasil)
Business Friday
É o momento ideal para fazer parcerias com outras empresas e ampliar o alcance do seu negócio e conquistar resultados impactantes. Parcerias com outras empresas pode funcionar, principalmente se vocês têm serviços ou produtos complementares que juntos são melhores soluções para o consumidor. Algo que sozinho não seria tão atrativo pode se tornar uma conversão para duas empresas.
Use e abuse das campanhas
Você sabia que:
- 40% dos clientes ainda têm receio de fraudes on-line;
- 38% não compram, pois preferem ver os itens pessoalmente;
- 23% não querem gastar com o frete dos produtos;
Trabalhar campanhas de segurança, privacidade, praticidade, tecnologia e outras soluções facilitadoras pode fazer toda diferença para gerar novos negócios na Black Friday.
Use uma comunicação direcionada para a data com antecedência e ofereça conteúdo rico por meio de estratégias de inbound marketing. Assim, quando tudo isso passar, você terá um lead (quente ou frio) para trabalhar no final do 2020 e começo de 2021. A Black Friday é um evento mundial e o seu negócio não pode perder um evento dessa proporção! Aprimore sua estratégia, planeje e siga em frente com as ações. A data está chegando, mas ainda dá tempo de aproveitar alguma dessas dicas. Boas vendas.