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A Black Friday, a data mais importante do comércio eletrônico está chegando e por que não falarmos de B2B? Segundo estudo divulgado pelo índice Business-to-Business On-line (B2BOL), as vendas on-line entre empresas movimentaram quase R$ 2,39 trilhões no Brasil em 2019. A expectativa para a data em 2020 é grande, pensando que a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62% no Brasil (Fonte: McKinsey).

Então, o que fazer para se destacar entre os seus concorrentes no B2B? Separamos 5 dicas que podem ajudar você nesse momento. Confira:

Se no B2C o consumidor é mais passional, no B2B ele se comporta de um jeito diferente. Os processos são mais complexos e envolvem mais etapas, pesquisas e referências, tornando a decisão mais burocrática e influenciando diretamente no tempo da negociação. Em contrapartida, o ticket médio também costuma ser mais alto. Então, planeje e seja estratégico quanto ao momento e o modo como irá abordar o seu cliente.

  • Que a força do inbound esteja com você!

A Black Friday é uma data fixa no calendário, isso quer dizer que ela não acontece da noite para o dia. Uma maneira eficiente é usar a estratégia e planejar ações de inbound marketing para envolver e reter esses clientes no B2B. Aproximadamente 2 a 3 meses antes da data comece a campanha enviando e-mails para divulgar e promover cursos, workshops, webinars, mentorias e outras soluções que o mercado vê valor.

Essa pode ser uma excelente oportunidade de fechar um novo negócio ou ampliar os serviços prestados na sua carteira de clientes.

  • Capriche no conteúdo

Redes sociais, blogs, vídeos e transmissões ao vivo. O B2B tem muitas oportunidades para potencializar sua comunicação e aproveitar o momento da Black Friday para captar novos clientes e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua comunidade. A Braspag, por exemplo, é uma empresa especializada em soluções de pagamento on-line, e criou um mês inteiro de conteúdo dedicado às lojas virtuais só com dicas e soluções para a Black Friday.

Ter um conteúdo relevante e estratégico, focado no seu cliente, pode render muito mais do que vendas neste período, pode gerar fiéis seguidores. E isso não tem preço!

Em 3 dias normais de vendas on-line no Brasil, a taxa de conversão é de 2,44%. Em um único dia de Black Friday, a conversão chega a 4,13%. (Fonte: Ecommerce Brasil)

  • Business Friday

É o momento ideal para fazer parcerias com outras empresas e ampliar o alcance do seu negócio e conquistar resultados impactantes. Parcerias com outras empresas pode funcionar, principalmente se vocês têm serviços ou produtos complementares que juntos são melhores soluções para o consumidor. Algo que sozinho não seria tão atrativo pode se tornar uma conversão para duas empresas.

  • Use e abuse das campanhas

Você sabia que:

  • 40% dos clientes ainda têm receio de fraudes on-line;
  • 38% não compram, pois preferem ver os itens pessoalmente;
  • 23% não querem gastar com o frete dos produtos;

Trabalhar campanhas de segurança, privacidade, praticidade, tecnologia e outras soluções facilitadoras pode fazer toda diferença para gerar novos negócios na Black Friday.

Use uma comunicação direcionada para a data com antecedência e ofereça conteúdo rico por meio de estratégias de inbound marketing. Assim, quando tudo isso passar, você terá um lead (quente ou frio) para trabalhar no final do 2020 e começo de 2021. A Black Friday é um evento mundial e o seu negócio não pode perder um evento dessa proporção! Aprimore sua estratégia, planeje e siga em frente com as ações. A data está chegando, mas ainda dá tempo de aproveitar alguma dessas dicas. Boas vendas.

 

 

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