Por Fernanda Nascimento
Imagine que você passou muito e muito tempo absorvido na tela do seu smartphone, completamente encantado com todas as possibilidades que a tecnologia digital permite aos internautas. Explorar lugares desconhecidos, pesquisar produtos tentadores, avaliar a performance e comparar preços. Conhecer novos países, alguma praia paradisíaca e saber que você pode chegar lá com aquela oferta irresistível de passagens que acabou de pipocar na sua tela.
Horas e horas, dias e dias de imersão e de repente você percebe que agora é só você e esse universo virtual. A solidão aperta e você quer muito um abraço, uma conversa de verdade, um café quentinho. Já passou por isso? Pois é exatamente como o seu cliente está se sentindo no mundo digital. Ele também quer o mundo físico e assim acabamos de entender essa estranha palavra que une dois mundos: Physical + Digital!
Não apenas físico, não apenas digital: Phygital. Tudo ao mesmo tempo agora. Até porque o imediato também faz parte desse contexto. Tempo real, respostas rápidas, agilidade para acompanhar os passos desse todo poderoso cliente que circula na sua jornada de compras munido do seu smartphone, ainda encantado com o digital, sempre com saudade de um contato físico.
São muitas as possibilidades de explorar esse universo plural, que mistura diferentes mídias, embaralhando tudo em um mix mais que poderoso: digital, social mídia, marketing experiencial, content marketing, branded content, ou seja você amplia muito as possibilidades para estabelecer verdadeiros contatos imediatos de primeiro, segundo e terceiro grau com seus clientes.
“O objetivo do namoro online é ficar offline o mais rápido possível. Estou realmente convencido de que a tendência é que as pessoas queiram sentir, tocar, testar, experimentar e viver experiências em sua vida on-line, mas também em sua vida offline. Eu amo o digital, vivo digital, me sinto digital, mas nasci em um mundo real com pessoas reais”. Mathias Ervyn, Phygital marketing expert.
Existe um grande poder quando você une os dois mundos. Lembre que muitas inovações surgem exatamente das novas possibilidades que alguém testou juntando dois produtos existentes. Se tiver alguma dúvida, observe o mercado, para onde caminham as marcas que são referência em tendências e inovação? Ainda usufruindo de sua liderança no e-commerce mundial, a gigante Amazon planeja abrir 3 mil lojas físicas Amazon GO, com caixas automatizadas, até 2021.
Outros números comprovam por onde caminham os consumidores, rapidamente seguidos pelas estratégias de marketing que seguem seus passos para ampliar as vendas e potencializar negócios. Com a grande vantagem que agora estão sendo devidamente rastreados por todos os recursos dos meios digitais, com apoio de Inteligência Artificial e Data Centers poderosos.
Na verdade não estamos falando de algo totalmente novo, mas de uma tendência que vem se fortalecendo ao longo do tempo e que já foi apontada no Microsoft Digital Trends 2015. Os dados já eram indicativos do que viria pela frente e ainda tendem a crescer muito, ressaltando a importância de eliminar o atrito entre os mundos físico e digital:
- 55% dos consumidores globais estão interessados em tecnologia futura que permita que as pessoas experimentem qualquer lugar ou objeto offline ou online.
- 49% dos consumidores globais são muito mais propensos a se envolver com experiências digitais que se integrem perfeitamente aos seus mundos físicos.
- Como os consumidores vivem mais e mais das suas vidas digitalmente, eles estão buscando eliminar a separação entre experiências online e offline.
Entre os muitos cases de sucesso em branded content que utilizam a estratégia Phygital, podemos encontrar inspiração no premiado “The Green Drivers”, da Heineken, no lançamento nacional da campanha global “When You Drive Never Drink”. A ação levou garçons infiltrados a bares exclusivos da marca em busca de motoristas responsáveis. Os consumidores que estavam dirigindo e resistiram a uma Heineken gelada, ganharam uma experiência única: uma volta rápida na pista do GP do Brasil com a lenda da F1 Sir Jackie Stewart a bordo de um super carro.
A experiência foi tão memorável que se tornou um vídeo social com mais de 33 milhões de visualizações para promover a mensagem “Quando dirigir, nunca beba”. Totalmente Phygital e certamente brilhante, por divulgar o produto, fortalecer a imagem da marca, envolver todos com uma causa e ainda ganhar repercussão memorável nas redes sociais.
O conceito Phygital está avançando como estratégia de marketing ainda mais poderosa ao integrar ferramentas para oferecer experiências únicas, personalizadas e que realmente importam e impactam as pessoas. Com a possibilidade de vivenciar interações do mundo físico e virtual as pessoas podem realmente sentir que são mais que dados, o que certamente contribui para que elas estabeleçam relações mais confiáveis e duradouras com as marcas.
O que podemos chamar de paisagem Phygital abre um mundo de perspectivas para o marketing, juntando o melhor das tecnologia digital com pontos de contato que permitem uma experiência enriquecedora, troca de experiências e interação. Claro que estamos falando de muitos passos adiante daquele que começou e já se consolidou com os consumidores e seus smartphones complementando experiências de vida normal com o digital.
O que eles esperam daqui para a frente são experiências Phygital imersivas, agora potencializadas com o uso da Realidade Aumentada, Virtual e Mista. A tecnologia traz inovações surpreendentes, permite misturar tudo e o ser humano ainda quer viver experiências no seu mundo de carne e osso. Como o ET que toca o dedo do humano, todos querem explorar as possibilidades do mundo virtual, sem perder o contato físico com o mundo real.
Eu também gosto de circular entre os dois mundos. Tanto nas minhas experiências pessoais de consumidora, quanto nos meus projetos para clientes B2B. Unir toda a minha experiência de Social Selling atraindo os leads para os clientes da Stratlab, mas também participar de palestras, mentorias, eventos e workshops que permitem o insubstituível contato pessoal.
O mundo offline ainda tem muito a ser explorado, mas a magia do resultado acontece mesmo quando a gente pode reunir tudo em uma só estratégia poderosa.