Por Cristovao Wanderley
Marketing é marketing em qualquer lugar. Mas uma das principais diferenças quando comparamos o marketing offline com o marketing digital é a possibilidade de mensuração de dados. A internet possibilita uma infinidade de informações para quem trabalha na área – e pode ser uma grande aliada se você souber o que fazer com elas. Mas se não souber, só vai perder tempo e dinheiro.
O monitoramento de redes sociais pode ser muito útil para as agências e empresas entenderem se as estratégias estão dando certo e também descobrir novos caminhos. Isso porque dados não estruturados são apenas dados: se você não souber analisar, interpretar e aproveitá-los, eles não servem para nada.
Para entender como fazer isso, preste atenção em alguns fatores:
1. Quais informações tenho, quais preciso e, mais importante, para que vou utilizá-las.
No ambiente corporativo, a quantidade de dados que temos é extremamente farta. Quanto melhor utilizarmos os dados, mais tempo teremos para pensar na parte mais nobre do nosso trabalho: a inteligência por trás desses dados.
Ferramentas para auxiliar neste monitoramento existem aos montes: Scup, Seekr, Hubspot, Hootsuite, Everypost, SproutSocial, Crowdbooster… Mas antes de pensar na escolha de uma delas, o ideal é entender quais são os dados e as informações que você precisa, para depois buscar a solução ideal. (em outro post vamos dissecar cada uma das soluções citadas acima).
Com você sabendo quais dados precisa, será fundamental estar atento a alguns pontos:
– a possibilidade de automatização de regras, tags e categorização para uma boa higienização de dados – separar os dados mais úteis e relevantes.
– Caso seja necessária uma análise de tendências positivas e negativas, é importante que se tenha um algoritmo de classificação de sentimento ajustado a língua portuguesa. Você não sabe em quantas pegadinhas pode cair com palavras de duplo significado em diversos idiomas…
2. Custo-benefício
O custo-benefício não é o fator mais importante, mas vale estar atento a ele. É preciso ter em mente que dificilmente uma ferramenta será 100% aderente às nossas necessidades. Também é fundamental definir se o esforço em gerenciar mais de um aplicativo de monitoramento vai realmente valer a pena. O importante é ter a informação correta, na hora certa e no formato certo para tomarmos uma ação.
3. Inteligência
Você não deve deixar a inteligência por conta dessas ferramentas. A tecnologia está aí para nos ajudar a tomar a melhor decisão baseada em informações, mas lembre-se essa decisão é sua e não do computador. Ao contratar o monitoramento de redes sociais, tenha em mente que o seu papel é organizar, automatizar, gerenciar e nos auxiliar para uma melhor análises dos dados, gerando insights e tomando ações.
Os dados bem trabalhados são uma ótima fonte de direcionamento para o trabalho da equipe de conteúdo. Com um monitoramento bem feito, você poderá entender que tipo de conteúdo está trazendo mais engajamento e até se o planejamento precisa de uma adequação de rota.
E lembre-se sempre: o que você quer e quais informações são importantes para isso.
4. Relatórios, alertas e exportações dos dados
Esses dados transformados em informação precisam ser divulgados e divididos entre as pessoas-chaves da corporação de forma sintética (quando preciso) ou complexa (quando for necessário), mas sempre de forma clara e direta por meio de relatórios.
No momento do planejamento, lembre-se de definir os KPIs que você irá precisar nos relatórios e qual informação é importante para cada área da equipe (conteúdo, planejamento, atendimento, design).
A velocidade de reação no mundo digital é muito importante. Preste atenção se a ferramenta escolhida possui alertas customizados que mostrem sempre informações fora da curva.
Ainda não sabe qual ferramenta escolher?
Tenha em mãos seu planejamento. Saiba qual é o objetivo da comunicação e identifique a que mais se enquadra na sua necessidade. Dica importante: sempre que possível aposte nos períodos de teste disponível em cada uma delas.
Com eles você se sentirá muito mais confiante da sua escolha.