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Por: Cristóvão Wanderley

Muitos profissionais de marketing digital não consideram a produção de relatórios o ápice de tarefas do dia. Porém, é importante quebrar esse preconceito, pois essa é uma das etapas mais importantes de toda a estratégia sobre determinada ação. Só quando o profissional para e produz o relatório, ele consegue visualizar o que está certo e o que precisa ser corrigido ou melhorado.

Os relatórios são fundamentais para confirmar informações e direcionar novos rumos de planejamento, pensar em novas estratégias, além de comprovar o valor do seu trabalho

 

 O que torna o relatório tão importante?

Em primeiro lugar, o valor da sua empresa está em jogo. Ao apresentar o relatório para o cliente, ele deve ser completo, dinâmico e bastante atrativo. Afinal, se essa parece ser uma tarefa maçante, talvez você não esteja vendo o real valor desse trabalho de coleta e análise de dados. Quando conseguimos produzir um relatório apaixonante, o profissional toma aqueles dados como base para, consequentemente, vender os resultados e insights ao cliente.

 

Falando a língua do cliente

Os números podem mostrar muita coisa, mas é importante entender qual é o objetivo do cliente para estruturar o relatório de acordo com o que ele realmente espera. Quer vender mais? Captar mais leads? Ser reconhecido? Mudar a imagem perante o mercado?

Cada meta irá definir uma estratégia, cada estratégia será base de um relatório. O que seu cliente quer saber? Por isso, eu sempre digo que o primeiro passo para criar um bom relatório é a definição de KPIs.

 

Direcionamento e estratégia

Somente quando você parar para analisar as métricas e dados de um relatório – seja ele de Analytics, Facebook, Instagram, SEO, Adwords, entre outros – o profissional de marketing digital saberá se as estratégias decididas no início apresentaram alguma evolução. Muda ou não muda? Como mudar? Depende do relatório de trabalho.

Numa partida de futebol, o relatório seria o assistente técnico que mostraria em dados qual o esquema tático deve ser usado no 2º tempo

Não duvide nunca da capacidade de um estagiário, mas deixar para produzir um relatório tão importante com alguém que não tem muita experiência é complicado. Qualquer relatório de trabalho deve ser feito por um dos profissionais responsáveis pela campanha, pois só assim eles saberão se o que foi implantado está tomando o rumo certo ou não.

Afinal, quem faz o relatório precisa saber qual dado extrair e como interpretá-lo de forma adequada. Lembrando: dados, números e informações todos têm, o que faz a diferença é a interpretação e o que o profissional vai fazer com isso.

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