A transformação digital atinge simultaneamente todas as áreas da empresa e do mercado. Consumidores literalmente armados com seu mobile consultam, compram, comentam, elogiam e, se preciso, reclamam sobre as marcas encontrando eco na sociedade. Tudo muda ao mesmo tempo agora e você sabe que precisa agir rápido, com estratégia, competência e resultados. No meio desse verdadeiro turbilhão de mudanças uma dúvida se mostra ainda mais decisiva do que antes: contratar mais funcionários ou buscar um parceiro estratégico?
Você observa um pouco mais o mercado e percebe que o trabalho em rede se tornou quase obrigatório para unir competências e skills em torno das novas demandas desse mundo digital, vibrante e completamente desafiador. Cada dia surge um novo algoritmo nas redes sociais, métricas, tendências e tecnologias disruptivas. O consumidor deixou de ser passivo há muito tempo e agora exige respostas em tempo real. Num passe de mágica surge um novo concorrente naquela esquina que antes era apenas uma garagem. As startups estão chegando, com velocidade e competências quase assustadoras e num “zap” seu cliente muda de marca. Será que você pode acompanhar tudo isso com apenas mais um funcionário ou dois?
Se antes a sua conta era apenas com números agora ela exige um olhar mais abrangente. Você pode calcular quanto custa montar uma equipe, instalar em ambientes adequados, treinar e supervisionar, versus ter uma empresa terceirizada para cuidar do seu marketing digital. É bem provável que o resultado aponte para a equipe externa, para evitar os custos trabalhistas, entre outros.
Só que hoje o desafio se tornou bem maior e dificilmente você consegue uma equipe fixa que se mantenha atualizada, com a necessária atuação multidisciplinar e agilidade nas ações e reações. Por outro lado, o apoio externo permite acessar diferentes profissionais, mantendo equipes de especialistas que trabalham em rede, prontos para atender as solicitações de cada fase do seu planejamento ou até mesmo os imprevistos que podem surgir.
Ainda permanecem algumas dúvidas para quem pensa nos modelos antigos de gestão. Por exemplo, você pode pensar que perde o controle quando terceiriza. Ou que uma equipe externa não vai ter a mesma sinergia e comprometimento da sua equipe própria. Isso até pode acontecer. Mas se você for muito exigente na escolha dos seus novos parceiros certamente encontrará empresas confiáveis, comprometidas e habituadas a atuar em sinergia com as equipes dos clientes.
Claro que você continua sendo o gestor de tudo, mas com muito mais ferramentas para trazer os resultados que todos esperam da sua atuação. Lembrando que agora as equipes internas também são multidisciplinares e que de toda forma o controle mudou de lado da mesa e passou para a mão do seu cliente. E por falar em cliente, razão maior de todo esforço das marcas, quando for escolher a sua agência de marketing observe que retornos concretos ela tem oferecido para empresas que já atende. Isso porque a vida real pede muito mais que likes!
Mas você quer mesmo saber quais são as três razões para ter apoio externo. Então vamos ao saber tradicional:
1- Custos: pode ser bem mais barato, porque todos sabemos que os custos trabalhistas acabam impactando o seu orçamento, ou seja, o custo benefício certamente vai indicar que o apoio externo é mais vantajoso.
2- Agilidade: porque a empresa externa tem uma estrutura mais flexível para lidar com a velocidade das ações demandada pelo marketing digital.
3- Flexibilidade: uma estrutura externa tem ainda mais facilidade para se desvincular de uma tarefa e abraçar outra que se mostrar mais interessante ou necessária em determinado momento do mercado, da sua marca ou da jornada do cliente.
Agora, se você puder contar com o apoio de uma empresa como a Stratlab, nós temos outras três boas razões para acrescentar:
1- Você conta com a inteligência estratégica desde o planejamento até o acompanhamento em tempo real dos seus dados e das redes sociais, com resultados que ultrapassam as famosas métricas da vaidade e chegam ao que realmente interessa: retorno em vendas.
2- A equipe de especialistas da Stratlab se integra à sua equipe de vendas e marketing em workshops que são apenas o início de um novo modelo de trabalho, com sinergia e comprometimento durante todo o processo.
3- Você passa a contar com uma rede de experts em dados, SEO, mídia digital, gerenciamento de redes sociais, designers, branded content, social selling para B2B, entre outras competências necessárias para atuar em um contexto tão complexo quanto desafiador.
E se você ainda tiver alguma dúvida, venha nos visitar, ou agende uma conversa com nossos diretores. Nós queremos conhecer a sua empresa de perto e mostrar todas as outras as razões para você ter um apoio externo com uma equipe como a nossa.