Skip to main content

Tendência das experiências por voz no marketing digital

Quando se falava de internet nos anos 90, você imaginaria que teríamos experiências por voz, por exemplo, e que chegaríamos tão longe?

A busca pela automação digital é constante pelas empresas, mas sabemos que a necessidade de personalização continua sendo prioridade. Afinal, um robô não tem empatia nem pode expressar sentimentos calorosos e as pessoas tendem a procurar na internet situações que as acolham, tanto numa marca quanto num produto. 

Pensando justamente na relação entre organizações e consumidores, as tais das experiências por voz no meio on-line podem ser consideradas tendências que vieram em 2022 para ficar: uma pesquisa realizada pela Opinion Box afirma que 81% dos usuários do WhatsApp, no Brasil, usam áudios para se comunicar.

As ferramentas também estão investindo pesado nessa tendência, como o Google Voice Search e mesmo a Amazon com sua assistente virtual. Mas como adaptar a jornada de pesquisa até a concretização da compra do cliente usando apenas a fala?

Caminhando rumo às experiências por voz

As transações desse tipo no comércio tinham a projeção de aumentar US$ 4,6 bilhões até o final de 2021, podendo alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023, de acordo com uma pesquisa da Juniper Research.

Então, para gestores que desejam planejar ações e desenvolvimento de conteúdos publicados por meio do marketing digital é primordial entender quando uma pesquisa por voz é utilizada pelos consumidores, se quiserem seguir a evolução da tendência.

 

Voice Search SEO 

Além disso, cada empresa terá a necessidade de entender seu público-alvo e conhecê-lo cada vez melhor, além de trabalhar com um planejamento de SEO apropriado para quem vive experiências por voz e faz buscas por meio da fala em seu celular e/ou dispositivos inteligentes.

 

Correndo atrás das demandas aceleradas: marketing digital e venda, e não uma coisa ou outra

A crise mundial mais recente acabou acelerando demandas como essas, tanto para especialistas do marketing digital quanto para as marcas propriamente ditas, e aumentou a busca por inteligência artificial (IA), capaz de personalizar a trajetória de cada cliente  com base em seu histórico e comportamento e, inclusive, que pode ajudá-lo a responder a algumas dúvidas, como: 

  • “Qual produto eu quero?”
  • “Quando eu preciso disso?”
  • “Por que devo comprar?”

Todas essas questões “pré-compra” – que podem durar horas, dias ou até semanas e meses – ficam mais fáceis de serem sanadas com uma experiência digital bem-segmentada, e as empresas que levarem isso em consideração e adotarem integrações, plataformas e campanhas considerando também a pesquisa por voz sairão à frente no novo segmento. 

 

Chegando a algum lugar!

É evidente que temos um caminho a percorrer que será comandado pela fala e isso já não era sem tempo, pois o ser humano usa as cordas vocais, o grito e o choro como o primeiro meio de se comunicar, vale lembrar.

Além de tudo, o mundo quer uma jornada de aquisição de produtos ou contratação de serviços que seja a mais pessoal e intuitiva possível, e agregar a voz a aplicativos digitais deve ter grande impacto nisso também!

 

Como funcionará a pesquisa por voz?

Bastará dizer uma frase e o consumidor pesquisará para encontrar sua necessidade do momento, achará o produto quase instantaneamente e depois finalizará a compra.

Se não localizar o item per se, com certeza o cliente terá em seu campo de visão pelo menos um bom anúncio produzido por quem entende de marketing digital e pesquisa por voz, com uma ou mais sugestões que possam sanar a dor enfrentada.

E ainda: no futuro, diversos formatos de compras podem se tornar inteiramente ou parcialmente comandados por voz, com combinações de imagens e textos. Legal, né?

Já imaginou fazer suas compras rápidas e mais necessárias, como as de supermercados, petshops ou farmácias, em questão de segundos, sem precisar de papel, caneta, leitor de código de barras e tudo o que vem junto com o processo? Ou melhor: sem precisar de nada além da fala!

As experiências por voz poderão ser um caminho 360° totalmente prático e intuitivo, que vai contribuir muito para várias decisões de consumo e mudanças no comportamento dos clientes.

 

Fique de olho!

 

Fonte:
https://www.malicontent.com.br/2022/01/07/tendencias-de-marketing-digital/
https://www.consumidormoderno.com.br/2021/07/23/podcasts-modelo-pandemia-brasil/ 
https://www.consumidormoderno.com.br/2020/06/10/experiencia-voz-o-que-os-consumidores-querem/
https://ninho.digital/pesquisa-por-voz-marketing-digital-estrategia/
https://adnews.com.br/busca-por-voz-e-marketing-digital-parceria-de-sucesso/
https://www.baguete.com.br/noticias/25/01/2013/amazon-investe-em-reconhecimento-de-voz
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-o-voice-commerce-vai-mudar-a-experiencia-de-compra/

 

Envie sua mensagem