Por Murilo Rezende
Pular ondas na praia, guardar folha de louro na carteira, comer lentilha e até varrer a casa do fundo para a porta. O que não faltam nessa época são superstições e promessas para o ano que está começando. Pensando nisso, tomei a liberdade de separar 7 promessas (adoro o número!) para transformar as estratégias de Marketing Digital dentro da agência ou corporação onde você trabalha até o final de 2019. Confira:
1. Renovar as direções com novos Planejamentos e Estratégias
Independente de resultados positivos ou negativos, você precisa parar um pouco, analisar e definir quais são os próximos passos da estratégia de Marketing Digital para os meses que estão por vir. Os objetivos da empresa estão definidos? Somente com as metas estipuladas será possível pensar no passo a passo para chegar até elas.
Pesquise, trace um plano de ação e sempre (sempre mesmo!) evolua. O mercado está em constante transformação e, por isso, é muito importante que a equipe esteja bem atualizada e preparada para repensar estratégias ou atuar em prol da estratégia e do planejamento. Com o mapa em mãos e todos cientes do caminho, é hora de dar os próximos passos.
2. Conhecer mais os meus potenciais leads e oferecer o melhor para eles
O que o meu cliente quer saber? Quais produtos Vendas irá oferecer? Vamos conversar com as mesmas pessoas e falar a mesma coisa? Ou será que existem novas mensagens para novos públicos? Procure saber o serviço/produto que será trabalhado, traga a equipe de Vendas para perto e atue em parceria.
Eles conhecem a dor do cliente e com essa informação o marketing poderá oferecer o que há de maior valor hoje no mundo digital: experiência, soluções específicas para cada um e informação de qualidade.
3. Unir SEO e Branded Content: eles PRECISAM estar juntos e lado a lado
Eu já disse isso em outros artigos, mas é sempre importante frisar: texto bonito não vende. Sem seguir as regras estipuladas pelos buscadores, dificilmente o seu conteúdo será encontrado e, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, se você ainda não começou a trabalhar SEO e Branded Content juntos em sua estratégia de Marketing Digital, saiba que essa PRECISA ser uma das promessas para o ano de 2019.
4. Estar conectado a diversas plataformas
Não existe rede social ruim. A questão é entender qual delas é melhor para a sua empresa. Instagram, LinkedIn, Youtube, Facebook, Twitter, Pinterest, Snapchat… Descubra onde estão seus leads e trabalhe os diferentes formatos de conteúdo disponíveis.
Por que só usar a combinação texto + foto/arte? Faça enquetes, transmita AO VIVO, desenvolva artigos opinativos, crie um canal de vídeos, faça podcasts e o mais importante: centralize todo esse material no blog que deve ficar dentro do site da sua empresa.
Mais do que ampliar o alcance, você manterá todos dentro do seu ciclo de comunicação 360 graus, ampliando a possibilidade de concretizar novos negócios.
5. Conhecer as Métricas e os Resultados como a palma da mão
Todo mundo já sabe que fazer Marketing Digital sem medir os resultados é o caminho sem volta para o fracasso, mas quais são as melhores métricas para colocar no relatório apresentado ao corpo diretivo da empresa ou para o cliente?
Em primeiro lugar, entenda o objetivo da ação e a partir daí saberá quais números perseguir. Com essa informação, é só levantar as métricas sociais e de negócios que comprovem se a estratégia está (ou não) no caminho certo.
6. Explorar o mundo dos Ads: transforme dados em oportunidades de negócio
A competição está cada vez mais acirrada e fica muito difícil obter um grande resultado trabalhando apenas organicamente. Os anúncios devem fazer parte da estratégia, mas isso não quer dizer que investir mais irá trazer os melhores resultados. É preciso investir melhor e, para isso, você precisa ter domínio sobre a ferramenta de anúncios da rede a qual está trabalhando.
Afinal, as redes sabem o poder das informações que têm nas mãos e a partir disso tentam rentabilizar e gerar retorno para as empresas que querem obter o máximo desempenho naquele canal de comunicação. Isso precisa estar entre suas promessas, ok?
7. Aprender, aprender e aprender
Conhecimento nunca é demais, principalmente na área de Marketing Digital. A cada dia surgem novas ferramentas, mudam os algoritmos, aparecem novos canais, tendências, hashtags e novas ideias no mercado. A única maneira de acompanhar essa constante transformação é estar sempre atualizado, fazendo cursos e participando de eventos. Portanto, nada de preguiça!
Gostou das dicas? Acredito que se conseguir cumprir todas essas promessas até o final do ano, a suas campanhas e projetos estarão prontas para evoluir e avançar mais um patamar em 2020.