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por Cristovão Wanderley

Fim do dia, aquela hora de intenso movimento e eu ali esperando meu Uber na porta do escritório. Fiquei observando o ir e vir das pessoas. Muitos jovens e alguns executivos nos patinetes e bikes de aplicativos, fones de ouvido (ligados no Spotify?), entregadores do IFood estacionados nos restaurantes. Pessoas apressadas andando com celular na mão. Quantas terão um cartão do Nubank na carteira?

Sim, meu pensamento sempre voa na direção das novas tecnologias que estão alterando os hábitos de consumo e dos aplicativos que impactam o estilo de vida. São intensas as mudanças que isso tudo provoca no marketing. Afinal é esse o meu trabalho, provavelmente o seu também, e agora vivemos em um alerta constante para entender esse mundo mutante da relação entre pessoas e marcas. Tudo parece surpreendentemente novo e com imensos desafios de aprendizado.

O que observamos nesse contexto profundamente impactado pela tecnologia pode parecer assustador. Mas quando passamos a entender o poder das novas ferramentas, elas se revelam poderosos instrumentos de trabalho. O olhar precisa estar atento ao que vem pela frente, estudando tendências para desenvolver estratégias que se apóiem nos novos recursos para alcançar melhores resultados. É isso que fazemos o tempo todo aqui na Stratlab para nossos clientes B2B.

O que temos no front das novas tecnologias

No mundo todo os profissionais de marketing estão explorando o poder da automação, como Inteligência Artificial, chatbots e Machine Learning aprendizado de máquina. Elas incorporam mais eficiência às campanhas e ajudam a otimizar os esforços das equipes, que assim passam a se concentrar nos clientes mais valiosos.

As mais recentes pesquisas globais indicam o crescimento da adoção de novas tecnologias em marketing. Elas confirmam que automação de marketing e Machine Learning são realidades já estabelecidas, cujos resultados se mostram altamente positivos:

  • Em média, 51% das empresas estão atualmente usando automação de marketing. Mais da metade das empresas B2B (58%) planejam adotar a tecnologia. Emailmonday “The Ultimate Marketing Automation Stats”.
  • 75% dos profissionais de marketing dizem que atualmente usam pelo menos um tipo de ferramenta de automação de marketing. Social Media Today “State of Marketing Automation Survey Report
  • Atualmente, 67% dos líderes de marketing usam uma plataforma de automação de marketing. Salesforce “State of Marketing”
  • Quase 70% dos entrevistados consideram que o direcionamento preciso das mensagens é o benefício mais importante da automação de marketing. Liana Technologies “The Benefits and Challenges of Marketing Automation”
  • 64% dos profissionais de marketing de e-commerce dizem que o e-mail marketing e a automação de marketing contribuem para mais vendas com: aumento de visitantes da web ( 37%), engajamento (30%) e melhores insights sobre o público-alvo ( 24%). Thuiswinkel.org and Spotler “e-commerce marketing Trendrapport”


À medida que temos mais e mais dados disponíveis, com acesso a informações mais sensíveis e detalhadas podemos conhecer melhor o perfil e expectativas dos nossos clientes. Isso tudo favorece a segmentação, com campanhas personalizadas e direcionadas para oferecer o conteúdo certo para as pessoas certas, acompanhando tudo em tempo real.

Os dados também permitem identificar clientes com uma grande chance de conversão, direcionando campanhas de marketing com alto ROI, mesmo com um número relativamente pequeno de leads.

“Agora, mais do que nunca, a importância está sendo colocada na precisão do marketing – alcançar o usuário certo no momento certo, com a mensagem certa. Mas esse nível de precisão não pode ser alcançado apenas por humanos. A tecnologia de “aprendizado de máquina”, machine learning, está possibilitando um marketing mais inteligente, permitindo que os profissionais de marketing aumentem a intimidade com o cliente. Agora, os profissionais de marketing podem aprender o que os clientes querem e reagir às mudanças de suas preferências em tempo real. São as novas tecnologias e técnicas de análise que estão tornando isso possível.” Elizabeth Spaulding, Partner and Global Head of Digital Bain & Company

Como podemos integrar cada vez mais o que sabemos sobre os clientes na programação dos chatbots, podemos oferecer experiências ainda mais personalizadas. Os clientes estão procurando maneiras mais simples e mais pessoais de se conectar com as marcas e o Machine Learning favorece imensamente essas interações.

Com insights de dados cada vez mais valiosos as marcas podem investir em campanhas de envolvimento do cliente, antecipando-se aos seus comportamentos e expectativas. Enfim, estamos literalmente com a faca e o queijo nas mãos e as oportunidades que estão apenas se revelando devem se multiplicar rapidamente com a evolução das tecnologias.

O que temos a fazer agora é estudar profundamente as novas ferramentas, integrando tudo com plataformas e estratégias de marketing e vendas e começar a usar a tecnologia a nosso favor. Os resultados certamente virão.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing B2B com suporte das novas tecnologias? Pode ligar que vamos atender pessoalmente. Até porque nenhum chatbot vai substituir o calor humano de uma boa conversa.

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