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A propaganda (ainda) é a alma do negócio? Com certeza você já deve ter ouvido essa frase em diversos lugares … Um trabalho de marketing bem feito pode ser, sim, o grande diferencial para a sua empresa. Mas ela está preparada para o marketing digital?

Não adianta investir em marketing, digital ou off-line, se você não tem uma equipe preparada e, o mais importante, um produto realmente atrativo para o público que quer atingir. Aliás, você sabe qual público quer atingir?

Tendência mundial
A internet se tornou o local de encontro dos maiores players do mundo, independente do segmento e dos serviços oferecidos. Quando você planeja um novo modelo de negócio, ou então quer atualizar o seu modelo de marketing, deve pensar no ambiente digital. Afinal, a grande web é o lugar onde sua empresa será ser encontrada, baseada em buscas dos consumidores.

Por onde seguir?
Mas você sabe quais caminhos seguir nessa grande teia? Blog ou Facebook? Instagram ou Twitter? Linkedin ou Youtube? Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a variedade de canais para você exibir o seu produto a um custo reduzido se fizermos uma relação com mídias off-line.

Porém, quando navegamos nesse mar de oportunidades é preciso saber adequar o seu barco ao ritmo das ondas. Saber qual é o canal ideal para exibir seu produto e sua empresa de acordo com seu público alvo é essencial para não ficar a ver navios.

O meio é a mensagem
Marshall McLuhan, teórico da comunicação considerado o guru da internet, lançou essa ideia, ainda na década de 50, quando do ápice das teorias da Escola de Toronto. E isso não poderia ser mais atual!

Mas o que, de fato, significa isso? Quer dizer que, cada canal, cada veículo de mídia, é a própria mensagem que você quer passar.

Por exemplo: você tem um restaurante e quer alavancar as vendas, atrair mais clientes. Para isso o Linkedin ou o Twitter não têm tanto apelo. Nesse caso você teria mais alcance e engajamento com uma página no Facebook ou no Instagram, com foco em imagens e dicas.

Mas isso é só um exemplo, que pode variar de caso a caso e de produto para produto.

Mais do que tudo, marketing digital é planejamento. E replanejamento também. É pesquisa. É relacionamento com o público. É conteúdo. É análise. E é engajamento tanto da sua equipe quanto os profissionais de comunicação que estão envolvidos no projeto.

Você deve conhecer o seu produto mais que ninguém, mas também deve estar (sempre) atento à receptividade do público alvo a ele e sua empresa. E aí, pronto para digitalizar seu marketing?