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Por Cristovão Wanderley

Você entra em uma loja de perfumes e os vidros dividem espaço com telas que mostram os produtos e um tutorial de maquiagem. Para completar você ainda pode comprar um perfume cuja fragrância foi criada com Inteligência Artificial. Este não é um filme futurista. É apenas a nova loja Boticário Labs utilizando a IA para oferecer novas experiências de consumo.

Tudo isso está apenas começando, já tem muita coisa acontecendo nesse universo paralelo onde estamos inevitavelmente inseridos, pessoas e marcas. E vem muito mais por aí. A Inteligência Artificial está dando os seus primeiras passos, mas com forte impacto no marketing, na publicidade, nos consumidores e no futuro dos negócios e do trabalho. Ou seja, em praticamente tudo que nos rodeia, com o que lidamos, sem falar das roupas e devices, das nossas casas e carros.

Em algum momento vamos nos perguntar o que fazíamos sem a Inteligência Artificial, assim como hoje pensamos: como era mesmo a vida sem celular, microondas e outras inovações recentes que incorporamos ao cotidiano?

Mas, votemos ao que nos move que é o marketing, definitivamente alterado pela transformação digital e agora mais ainda com a Inteligência Artificial. Já podemos observar o uso crescente de ferramentas avançadas de análise de dados e os recursos disponíveis são cada vez mais sofisticados. Mas este pode ser considerado apenas um ponto de partida, porque também existe uma aceitação crescente das abordagens orientadas por dados para a tomada de decisões de marketing.

“As we’ve seen across sectors, from the fashion industry, to the financial sector, search data can be used to inform trend predictions, and can be reinforced in combination with news and social data. Having this information and an idea of how long these trends will last, where they’re most popular and what the sentiment is around them, can help any organization looking to capitalize on that trend to better predict inventory and product development, shape messaging strategy, understand where there are gaps in the market and more.” Denise Martinez

Três grandes mudanças impactaram no marketing nos últimos 20 anos:

  1. Tudo se tornou mensurável.
  2. As mídias sociais proporcionaram uma oportunidade valiosa para aprender sobre as necessidades e preferências dos clientes-alvo.
  3. O processo pelo qual as pessoas tomam uma decisão de compra mudou de push para pull.

Como resultado, o “Outsight Insight” tornou-se crucial para criar estratégias de marketing muito mais eficazes na nova realidade digital. As mudanças que vêm pela frente com o avanço da Inteligência Artificial podem ser ainda mais significativas. São muitas as ferramentas relacionadas a insights que facilitam a tomada de decisões baseadas em dados, mas a IA deve evoluir ainda mais para ajudar na integração entre ferramentas, conjuntos de dados e plataformas.

Os engenheiros de software já falam em “Analytcs on analytics”, na qual ferramentas de análise baseadas em AI podem ser usadas para captar as saídas de todas as ferramentas, plataformas e conjuntos de dados para identificar novos padrões. Isso oferece uma visão mais abrangente e integrada para a análise de marketing e a IA pode ser muito útil nessa frente.

“We use our data to better identify potential new customers and to create content that will be most relevant and resonant for our existing users. We also share our fashion data with the media to tell the stories of what the world wants to wear. It’s our most valuable PR asset, and publishers come to us for stats and reports.” Katy Lubin

Como podemos observar a inteligência artificial já provocou profundas alterações em como as marcas interagem com os consumidores e como as estratégias de marketing são gerenciadas. Por outro lado os consumidores estão reagindo às facilidades incorporadas pelas novas tecnologias, como o uso de voz e aplicativos para tudo e mais um pouco. Inclusive com recursos de AR e VR, outra forte tendência que vai impactar o marketing.

No horizonte das mudanças de marketing quase todas se relacionam com o avanço da Inteligência Artificial ou de como ela potencializa o uso dos dados para a tomada de decisões e oferta de melhores serviços e experiências aos consumidores e usuários.

  • Mais empresas adotarão chatbots para a interação com o cliente e eles se tornarão o padrão, desde lidar com atendimento ao cliente até gerar vendas. Além disso, os chatbots estão se tornando tão sofisticados que pode ser difícil de distingui-los de um ser humano real. Os consumidores já se sentem à vontade para conversar com eles e a expectativa é que se tornem padrão em todos os websites e aplicativos.
  • As empresas precisarão aprimorar suas estratégias de SEO e marketing de conteúdo para contabilizar a pesquisa por voz. Outro efeito derivado do aumento no uso de assistentes virtuais baseados em IA é a crescente proporção de pesquisas faladas em vez de digitadas. À medida que todos estão migrando para dispositivos móveis, faz sentido que eles também estejam migrando para uma forma de entrada de dados por voz.
  • O Big Data contribui para a hiper personalização de mensagens de marketing. A quantidade de dados coletados aumenta a uma taxa exponencial e deve crescer ainda mais à medida que a IoT diponibiliza mais dispositivos. A Inteligência Artifical está começando a acompanhar o imenso volume de dados produzidos, para que possamos começar a fazer melhor uso dos dados coletados
  • A mídia social continuará a ser uma parte importante da coleta de dados e se tornará ainda mais vital para os profissionais de marketing, à medida que tecnologias emergentes, como reconhecimento facial e segmentação avançada de clientes, se tornarem mais avançadas.
  • Marcas de varejo estão usando AR e VR com grande efeito, especialmente em aplicativos, para melhorar a experiência do cliente como parte da estratégia de marketing. A expectativa é que essa tecnologia avance ainda mais com MR.

O impacto da Inteligência Artificial sobre os consumidores também é crescente e inevitável. Nem preciso dizer que se o consumidor muda, o Marketing muda na mesma direção. As ferramentas e dispositivos alimentados por Inteligência Artificial estão relacionadas com as pesquisas do consumidor, a construção de conjuntos de escolha e a tomada de decisões de compra. À medida que tudo isso se tornar a rotina normal dos consumidores, a AI começará a automatizar também as decisões de compras. Enfim, ela estará no comando.

Não apenas as novas tecnologias impactam o mundo dos negócios e a vida dos consumidores, como a convergência de tecnologias acelera tudo e os profissionais de marketing são os novos maratonistas se esforçando para não perder a próxima corrida de robôs. Ou melhor, integrando-se aos avanços para permanecer à frente das decisões enquanto isso ainda é possível.

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