Nenhuma teoria supera a prática. Mas não é por isso que você vai deixar de pensar e teorizar sobre as suas ações de marketing digital, para sua empresa ou para um cliente. O planejamento é parte imprescindível de sua estratégia e deve ser incluído em seu dia a dia.
Por que? A gente explica, afinal faz parte do nosso plano…
Tal qual o futebol, basquete e muitos outros esportes, o planejamento é algo que todo time faz no início da temporada. Na sua empresa não é e nem pode ser diferente. Com ele você consegue se organizar, saber para onde vai e como, otimiza o tempo e evita o retrabalho. Portanto, deixar de lado esta etapa do processo pode causar problemas quando o objetivo é atingir os resultados.
Treine seu time e conheça seu elenco
Para jogar bem você deve treinar. É um trabalho árduo, mas pode ficar mais fácil de levar se você souber se planejar. Reuniões com sua equipe são importantíssimas, pois permite que você visualize a demanda – diária, semanal e mensal. Investindo um tempo para isso você pode escalar o melhor jogador para determinada tarefa.
O conhecimento de sua equipe é essencial para você aproveitar o que cada um tem de melhor. Time bem treinado joga mais fácil e de “olho fechado”. Sua goleada começa aqui.
Estude seu adversário e sua torcida
Beleza, seu time tá treinado. E o seu adversário, você sabe o que ele está fazendo? A parte de pesquisa, um trabalho minucioso, te oferece condições de criar algo diferente dos concorrentes. Ela também te dá ideias sobre o que fazer, onde atacar e como se defender.
E sua torcida, os consumidores, o que estão buscando? Quem são eles, como estão interagindo e se comportando? Apuração é planejamento e quando você começar o jogo deve saber tudo isso.
Tenha jogadas ensaiadas
Nesta etapa você já sabe quem entra em campo, como sua torcida se comporta nos jogos e como seus adversários jogam. Agora é hora da ação. É hora do jogo! Defina como agir – por meio de um blog, Facebook, Instagram, Linkedin, SnapChat, canal de Youtube, etc – e ataque.
Time bom tem que ter jogada ensaiada. Seu plano de ação tem que ir ao encontro do que foi traçado nas metas, lá no início da temporada. Mas, onde e como atacar para fazer os gols só se descobre jogando. Porém, a experiência nos mostra que todo bom trabalho concluído começou com um bom planejamento.
Muito bom.