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Com certeza você já ouviu falar do ditado “gentileza gera gentileza”, não é? No ambiente virtual e no relacionamento de sua empresa ou marca com os consumidores, esso é um caminho importante no sentido humanizar a troca e conquistar o coração dos clientes.

Porque, apesar do marketing – digital e off-line – ter o objetivo de gerar melhores números e cifras, não podemos tratá-lo apenas como um dígito passageiro. As relações digamos, gentis, têm mais chance de prosperarem e evoluírem do que as que se baseiam apenas no “venha, compre, sou legal…”

Quantas vezes você já comprou algum produto porque o vendedor foi mais gentil que o de outra loja? Na web é a mesma coisa! Os clientes valorizam quem os valoriza, os entende e lhes dá atenção. Por isso, fique ligado nessas dicas e conquiste os clientes pela gentileza 😉

Se alguém te mandar uma mensagem, responda

Seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, via e-mail ou qualquer outra plataforma, nunca, absolutamente NUNCA deixe seu cliente – ou potencial cliente – “no vácuo”. Se você está atuando no universo online pense que é como qualquer outro balcão de loja. Os consumidores podem ter dúvidas quanto ao seu serviço ou produto, e eles não podem ficar sem resposta. Isso é um erro muito comum e pode comprometer suas vendas. Pense nisso.

A mesma coisa vale para marcações em redes sociais e comentários nelas. Jamais deixe de responder um comentário, caso você ou sua página seja marcado(a). Isso enriquece a relação e aproxima seu potencial cliente.

Seja educado e use bem a língua portuguesa

Um “por favor”, “bom dia” e “obrigado” são sempre muito bem-vindos. A boa educação e simpatia fazem parte da boa etiqueta no marketing digital. Evite usar gírias ou abreviações e seja claro quando explicar alguma coisa. Afinal você pode não conhecer a pessoa que te mandou uma mensagem.

Pequenos detalhes no e-mail que fazem a diferença

Pode parecer simples mas não são todas as pessoas que fazem. Mas deixar o campo “assunto” do e-mail em branco, em pleno 2016… não dá, né? Novamente, seja claro, especifique o que você quer.

A sua assinatura profissional, no e-mail, também é mega importante! Saber quem você é e onde trabalha é essencial caso a pessoa do lado de lá queira se comunicar novamente contigo. Pelo menos um telefone de contato é importante deixar disponível.

Viu só, são pequenas dicas que podem fazer a diferença em sua estratégia de marketing. Porque ele não se baseia apenas em números. Trata-se de uma relação humana, antes de tudo, por isso é importante primeiro conquistar as pessoas. Com doses de gentileza se chega longe.

 

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