Microempresa, média ou multinacional? Com muito ou pouco recurso? O tamanho da sua empresa não entra em questão quando o assunto é marketing de conteúdo. Ele, mais que uma realidade e uma tendência mundial, é uma necessidade para obter os resultados que deseja para o seu negócio.
Não importa o tamanho, marketing digital é pra todo mundo
Existem muitos tipos de ferramentas de marketing digital eficazes quando o assunto é atingir seu público. Grandes empresas e multinacionais adotam campanhas “lifestyle” para chegar aos seus consumidores como a Apple, Coca-Cola ou Guaraná Antarctica. As empresas médias podem usar como artifício para expandir seu e-commerce ou atrair novos clientes.
Para uma empresa pequena ou microempresa, o marketing digital seja o caminho certo pensando em angariar novos clientes ou entrar no mercado de trabalho. O que não falta são caminhos, basta definir sua estratégia.
Investimento x resultado
E se você acha que é preciso investir muito dinheiro nisso está errado. O marketing de conteúdo pode ser a forma mais assertiva para guiar a gestão e o planejamento estratégico da sua empresa ou do cliente que está atendendo. Você não precisa investir milhões para ter um retorno baixo.
Com um planejamento bem montado, sua empresa terá o retorno proporcional ao quanto aplicou de verba no projeto. Ou seja, você não precisa ficar refém da grande mídia para colocar o seu produto ou serviço em evidência.
Por que ele é tão eficaz?
Quem trabalha na gestão de uma empresa sabe muito bem que toda e qualquer ação de comunicação e marketing visa a ampliar o alcance da marca e, com isso, aumentar o número de vendas.
No marketing digital o objetivo é o mesmo, dentro de metas pré-determinadas e junto ao comercial da empresa. Você ainda pode escolher entre produzir o próprio conteúdo ou terceirizar e deixar para especialistas traçarem a melhor estratégia para engajar seu público alvo.
En-ga-ja-men-to. É muito por essa palavrinha mágica que gira esse modelo de marketing. Você conquista e engaja seu público de acordo com sua presença na internet.
E como fazer?
Vale lembrar que não são todas as pessoas que estão dispostas a comprar seu produto ou contratar seus serviços, no primeiro momento pelo menos. Por isso mesmo você não pode somente pensar ou falar “venham, comprem!”. O seu relacionamento com o público deve se basear na troca de informações e conhecimento.
Ao se tornar uma espécie de referência no assunto ou segmento que atua o seu sucesso pode ser muito maior. Com isso as pessoas que te seguem vão lembrar de você na hora em que buscarem ou cogitarem comprar o serviço que oferece.
Isso faz parte de um grande e imaginário funil de vendas. Vídeos, artigos, dicas, posts mais lúdicos, posts informativos, imagens que contam uma história ou chamam atenção…
Diferentes canais de comunicação
Tudo isso distribuído nos diversos canais de mídias são poderosas armas, de acordo com o seu produto, para atingir bons resultados, atrair as pessoas para a base do funil – quando estão dispostas a “comprar a sua ideia” e quebrar a barreira entre virtualidade e realidade.
As possibilidades são muitas e variam conforme o seu objetivo. O campo de atuação é amplo e cabe a você e sua equipe de marketing traçar a melhor estratégia, aliado a um bom planejamento, para alcançar os objetivos que deseja.
Portanto…
Marketing de conteúdo é pesquisa, apuração, suor, trabalho e retrabalho. Tudo muda em alta velocidade. Cada dia surge uma nova mídia social e com ela um novo caminho a se trilhar para colocar sua marca em evidência.
E, sempre que precisar, pode contar conosco nessa empreitada!
Pequenas empresas em especial precisam conhecer muito bem seu público e ser criativas na hora de traçar uma estratégia. Isso porque não contam com grandes reservas para investir em comerciais de TV a nível nacional ou campanhas publicitárias mais agressivas.