Por Cristóvão Wanderley
A internet, você sabe, vem se tornando cada vez mais O LUGAR onde tudo acontece. Hoje em dia as pessoas se relacionam por ela, discutem, criam novos produtos e cada dia mais realizam compras dentro ambiente virtual.
E, nesse supermercado digital, nessa gôndola virtual, como os consumidores vão se lembrar de você e da sua marca? Como, afinal, eles chegarão até você?
Exemplos não faltam. A identidade que você cria e propaga, seja no âmbito do marketing digital ou off-line, o seu DNA influencia – e muito – na hora da compra.
Vide exemplos de grandes marcas, como a Nike ou a Apple, a Jeep ou Armani. O que elas têm em comum?
Além de oferecerem produtos ou serviços de boa qualidade, cada uma dentro de seu segmento tem o que chamamos de valor agregado. Ou seja, elas têm um conceito.
Isso significa que os consumidores dessas marcas se enxergam dentro daquele universo, sentem-se parte de um grupo que possui características em comum, como o modo de viver a vida ou enxergar o mundo.
Mas, por que se sentem parte deste grupo? Por que as pessoas se identificam com determinada marca, produto ou serviço? Basicamente devido à força ou eficiência da comunicação das marcas e da imagem que transmitem ao seu público-alvo.
E é claro que, mais do que nunca, hoje em dia isso passa pela forte presença no ambiente digital, no conteúdo que é oferecido.
Nas ações que visam a fidelizar o seu cliente e fortalecer a sua imagem, como falamos aqui, você pode, por exemplo:
– Fornecer dicas em forma de texto ou vídeos sobre o segmento que sua empresa atua, tornando-se, assim, um especialista no assunto;
– Levantar “bandeiras” e trabalhar de forma que conscientize e “eduque” as pessoas sobre assuntos em voga, como a sustentabilidade ou igualdade de gêneros, por exemplo;
– Criar vídeos com discussões pertinentes, temas que tenham a ver com o seu negócio e com seu público-alvo.
A imagem da sua empresa, não importa o segmento, é importantíssima para a formação de sua reputação e o fortalecimento dela, ainda mais num mercado cada vez mais competitivo e conectado.
Quanto mais a sua empresa abastece o seu público-alvo de conteúdo, mais ela pode ser lembrada numa futura compra. E quanto melhor for construída e transmitida a sua imagem, melhor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo britânico ContentPlus, 6 em cada 10 pessoas recomendam uma marca ou produto que seguem nas redes sociais sem, necessariamente, ter consumido o que está indicando.
Por isso o investimento no chamado branding digital tem se tornado essencial para atingir os consumidores e potenciais novos clientes. E isso passa muito pela sua estratégia de marketing e planejamento. Como você quer se posicionar no mercado? Como quer que as pessoas lembrem de você? Uma coisa é o que você acredita e outra é a realidade, de como é a percepção do seu público com sua marca.
Lembre-se: uma marca forte não nasce do nada, de um dia para o outro. E existem alguns detalhes que prejudicam a sua imagem, por isso fique atento: o seu DNA vai sendo construído aos poucos e para isso é necessário pesquisas e apuração, de mercado e de definição de um público-alvo, além é claro de planejamento, replanejamento e muito, muito trabalho.
E você, o que acha sobre isso? Comente aqui e dê a sua opinião!