Chegou a hora! Sair dos bastidores e ir à frente dos holofotes para publicar os seus próprios artigos no LinkedIn. Essa nunca foi uma tarefa fácil. É preciso estudo e leitura, além de dedicação e tempo para buscar boas referências. Você vai encontrar coisas que pode adorar e outras que não vai gostar, todo esforço dedicado a criar o “texto ideal”.
Diante de diversos artigos e fórmulas milagrosas, o “ideal” é inspirar-se no que é positivo e aprender com o que é negativo. Assim você descobrirá o seu estilo e a melhor forma para idealizar os seus textos.
Quanto ao tempo para se dedicar a essa atividade? Não se preocupe. Leia o texto e encontre a solução no final do caminho de tijolos amarelos.
Por que as pessoas leriam sobre a minha vida profissional?
Porque suas experiências são vividas única e exclusivamente por você – e isso vale para a vida profissional. Cada pessoa traz uma história única que irá compor um olhar exclusivo para diferentes situações.
Vai falar sobre uma experiência no trabalho? Carreira? Acontecimento histórico, notícia ou evento? O seu olhar é o seu olhar e, ao passar essa exclusividade para o “papel”, o seu conteúdo se torna especial. Porém, esse é o grande desafio: organizar as ideias em um texto com começo, meio e fim.
Trabalhe essa técnica e permita que outras pessoas absorvam o que você sabe, compartilhando o que é seu. Afinal, todo mundo tem algo a aprender e a ensinar.
Evite rodeios. Vá direto ao ponto.
Divague menos e ofereça mais experiência sem fugir do tema. É difícil começar a escrever, mas quando damos início ao texto, parece que não conseguimos parar. Cuidado! Saber onde colocar o ponto final faz toda diferença. O seguinte passo a passo me ajuda muito:
1- Apresente a solução;
2- Entregue a solução que prometeu e…
3- Chame para ação.
Repare que os Influencers ou Top Voices são sempre sucintos nos seus artigos. Para saber a hora de parar, faça a seguinte pergunta a si mesmo: eu preciso mesmo abordar esse tema agora ou seria mais interessante deixar para o próximo texto?
Procure sua identidade
Falando em Influenciadores e Top Voices, você sabe o que eles compartilham além de experiências e soluções para quem os acompanha? Identidade. Muitos, ao lerem o seu conteúdo, encontram um pouco daquilo que acreditam ou buscam para suas vidas. Para criar essa identidade não há receita, mas uma boa dica é fugir do padrão, por exemplo:
José Ricardo é bibliotecário e quer começar a produzir artigos para o LinkedIn. Ele pode escrever somente sobre livros? Não. José Ricardo também adora acompanhar a cerimônia do Oscar, é um grande fã de História, viajou para 10 países, corre todas as manhãs no parque e é um amante de cervejas artesanais.
Viu as possibilidades que José Ricardo tem em mãos? Para cada um desses assuntos existe um gancho onde podemos explorar o lado profissional. E você, sobre sobre o que gostaria de escrever?
Por que o LinkedIn? A maioria das pessoas não está no Facebook?
Muitos profissionais low profile ainda não visualizaram o potencial de assinar conteúdo próprio na rede social que conta com mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. Isso se você não escreve em inglês, pois nesses casos o alcance é ainda maior chegando à barreira dos 500 milhões cadastrados em todo o mundo.
O seu propósito é fazer novos negócios? Então, saiba que os decisores estão aqui no LinkedIn absorvendo conteúdo o tempo todo. Esteja nele você também, pois quem não é visto, não é lembrado.
A solução
Você já ouviu falar em ghost writter? É a solução perfeita para quem quer aproveitar os benefícios de um bom artigo publicado no LinkedIn, mas sofre com a falta de tempo para dedicar-se a essa atividade. Este pode ser um bom caminho para você.
Se quiser saber mais sobre ghost writter, estamos à disposição. Agora vamos ampliar o alcance das suas ideias?
Compartilhe sua opinião nos comentários e falemos mais sobre o assunto.