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Marketing digital ou de conteúdo não é só programar um monte de posts na sua rede social. É preciso estratégia, planejamento e muita pesquisa. Imagina que mesmo assim muitas empresas não se atentam a alguns pequenos pontos que – ao virarem uma bola de neve – podem prejudicar a imagem do seu negócio na internet.

Como a vovó dizia: “o diabo mora nos detalhes”. Então, separamos alguns que podem prejudicar a imagem da sua empresa.

1- Estude: descubra o que seu público gosta e torne-se um expert no assunto

Esse é o primeiro passo ao criar uma estratégia. Marketing de conteúdo não é só postar no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, LinkedIn ou qualquer outra rede. Se você pensa assim, precisa mudar essa visão simplista, hein? Antes de começar, estude bastante o que seu público gosta de verdade.

Encontre a melhor forma de se comunicar com ele e por meio da linguagem do seu texto, tipo de foto, direcionamento das artes e assuntos a serem tratados (por exemplo), disponibilize o conteúdo. Sem isso, sua estratégia pode naufragar.

2- Fique atento para usar a linguagem correta

Usar a linguagem correta é um detalhe que pode fazer toda diferença. Cuidado para não ser “engraçadão” ou formal demais. Cada negócio ou empresa fala com um tipo diferente de pessoa. E mais, cada rede social também tem seu próprio estilo de linguagem. Não dá para copiar e colar o mesmo texto no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Você precisa encontrar a fórmula ideal para comunicar-se com seus possíveis clientes e no lugar certo.

3- Gerou interação? Então, responda. 🙂

Uma página no Facebook é como uma loja. Se o cliente entra, olha, pergunta ou até elogia, você precisa estar lá para o que ele precisar. Outras redes como Instagram, Twitter, LinkedIn e até o Youtube toleram um intervalo maior se você pensa em interação.

Mas lembre-se de sempre monitorar os comentários e não deixar seus seguidores sem resposta. Ninguém gosta de falar sozinho.

VEJA MAIS: No marketing de conteúdo, gentileza gera gentileza

4- Atualize suas informações

Pode ser um pequeno detalhe, mas faz toda diferença. Sua empresa mudou de telefone, endereço ou está com um site novo? Então, fique ligado para sempre atualizar essas informações no descritivo das suas redes sociais. Um “Sobre” desatualizado pode fazer toda diferença na hora de angariar clientes.

5- “New is always better”

Por mais que o planejamento esteja dando certo, o ditado “em time que está ganhando não se mexe” não se aplica ao marketing de conteúdo ou marketing digital. Renovar estratégias, traçar novas metas e atualizar os planejamentos são hábitos fundamentais para manter os resultados lá em cima. Então já sabe, estipule um período – 6 em 6 meses, por exemplo – e mude.

Gostou da relação? Agora não tem mais desculpa para esquecer, hein? Pode até imprimir e grudar os tópicos na parede. Ou até anotar, quem sabe? É mais ecologicamente correto.

Enfim, decore os tópicos e não permita que esses pequenos deslizes prejudiquem o seu trabalho.