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Poucos momentos são tão estratégicos para impulsionar um negócio quanto as datas comemorativas, especialmente quando falamos em vender. Utilizando as mídias sociais e o marketing digital como tática, então, nem se fala.

Com inteligência e tudo funcionando em perfeita sintonia, como o site da empresa, a linguagem visual e atendimento, é possível impulsionar o negócio e fazê-lo expandir, alcançando mais pessoas e consequentemente consumidores.

Assim, separamos algumas dicas valiosas para não meter os pés pelas mãos na hora de optar por essa divulgação direcionada a datas comemorativas. Veja só:

Acompanhe o calendário

Parece óbvio mas não é. Ano novo, Natal, Dia dos Namorados têm datas definidas, dias certos para acontecer. Mas e no caso do Dia das Mães, Dia dos Pais que acontecem sempre no segundo domingo do mês? E o Carnaval, que muda a cada ano? É preciso ficar de olho e acompanhar o calendário!

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Veja esse link para te ajudar com as datas: https://twitter.twimg.com/LP=1982

É importante ainda saber quando acontecem grandes eventos como os Jogos Olímpicos, shows, partidas de futebol, feiras internacionais, etc.

O mesmo vale para ficar ligado em datas estrangeiras que já ganharam força no Brasil, como o Valentine’s Day (equivalente ao nosso Dia dos Namorados), a tão esperada Black Friday (que como no Brasil tem fama de ser só de “fachada”, pode ser uma boa oportunidade de fazer diferente, com descontos de verdade) e o Ano Novo Chinês, comemorado especialmente para quem é mais ligado ao zodíaco ou culturas asiáticas.

Se o seu negócio tem a ver com isso, como ignorar? Não deve, como veremos a seguir.

Selecione datas que combinam com o seu produto/serviço

Depois de acompanhar e levantar as datas do calendário, selecione qual delas tem mais a ver com o seu negócio. A dica aqui é filtrar o que realmente importa! Você pode até mesmo filtrar em três categorias: 1. “essenciais”, 2. “potenciais” e 3. “frias”.

Aqui o planejamento é essencial, sabe por quê? Ele vai determinar o que é possível fazer em tempo hábil. De que adianta listar 20 datas comemorativas ao longo do ano sendo que o seu negócio só daria conta de responder à demanda de cinco, não é mesmo? A qualidade e o atendimento ao cliente são es-sen-ci-ais.

Mas se no meio do caminho os resultados forem melhores do que o esperado, “bora” incluir mais umas datas aí!

Defina uma campanha (e os objetivos dela)

Listadas as datas, é hora de definir o que fazer e como. Tudo isso depende do seu negócio, unicamente, e do seu objetivo. Na tabela a seguir, trouxemos alguns exemplos abrangentes e genéricos.

CampanhaEstratégiaObjetivos
Natal do bem (para uma editora de livros religiosos)Impulsionamento da página no FacebookAumentar curtidores na página
Páscoa delivery (para uma rede de supermercados)Impulsionamento no Facebook com foco nos produtos; descontos de até 40%Vender mais na loja online
Dia dos Namorados (para um site de conteúdo sobre relacionamentos)Produção de conteúdo direcionada ao tema no blog/site, com palavras-chave; compra estratégica de AdWords do GoogleConseguir mais leitores para, assim, ter patrocínio
Olímpiadas (para uma revendedora de sapatos/tênis esportivos)E-mail marketing e impulsionamento no Facebook e InstagramQueima de estoque

Lembrando que esses itens são meramente ilustrativos. Um planejamento é muito mais complexo que isso e inclui a definição da comunicação visual da campanha, o budget disponível, um estudo de demanda, produtos, distribuição, parceiros e etc. – esses últimos especialmente para o caso de varejo.

Seja criativo

Como em tudo na vida, a criatividade é essencial! Imagine uma situação extrema, perdido na selva. Você pode até ter conhecimentos básicos de sobrevivência, mas sem criatividade para criar ferramentas, pode ser impossível se manter vivo a longo prazo.

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O mesmo acontece com a sua empresa, especialmente em meio aos concorrentes. Como na lei da natureza, quem se adapta e sobressai, é que sobrevive. Então que tal, por exemplo, enxergar potencial nas datas que os seus concorrentes esquecem?

Decole!

Alinhados os passos anteriores, basta decolar! E para isso também é preciso que o seu negócio esteja preparado.

Se você não tem equipe interna para isso ou até tem um departamento de marketing, mas que entende pouco das estratégias no universo digital, se lembre da velha premissa “o barato sai caro”, e contrate uma consultoria. Assim o céu vai se abrir para que você, enfim, voe por entre as nuvens!