7 ERROS COMUNS EM UMA NEGOCIAÇÃO.

Não há como ser empreendedor sem se deparar com a hora da venda. Não somente a venda de produtos ou serviços, mas também a venda de ideias, de parcerias, de projetos para investimento. Como principal líder, o empreendedor é responsável pelo futuro do seu negócio, tendo que dividir o seu tempo produtivo entre o hoje e o amanhã. E estar pronto para um bom diálogo é essencial para aumentar as chances de sucesso. Engana-se quem acha que a negociação é puramente emocional. Certamente mexer com a emoção, encantar, surpreender pode ser o fator determinante para o resultado positivo. Mas a base é lógica, portanto, preste atenção a atitudes que podem levar ao fracasso.

1 – Não se preparar
Confiar no improviso pode ser fatal. Tenha um plano para a sua negociação: analise a outra parte, busque informações na internet. Leia a proposta antes da reunião, saiba números de cor, mostre que você domina o assunto. E tenha anotações à mão, por garantia.

2 – Não falar em fatos e dados
Quando vamos falar em investimento, crescimento, conquista de mercado, em acerto de estratégia, precisamos de dados factíveis. Mencionar números e estatísticas dão credibilidade à proposta. E a pessoa com quem você está negociando precisa se sentir segura para te falar um “sim”.

3 – Subestimar a capacidade do seu parceiro
Nunca sabemos ao certo o quanto o parceiro também se preparou para a reunião, portanto, saia de casa pronto para uma discussão de alto nível. Acreditar que você é melhor ou mais esperto que a pessoa que vai estar do outro lado da mesa pode te nocautear.

4 – Mentir
É mais provável que a transparência te dê alguma vantagem do que a mentira. Ela nunca pega bem. Sem falar que, quando revelada, pode fazer não só você perder o negócio como o parceiro, sem chance de reconquista.

5 – Ser arrogante
Você é muito bom, seu projeto é único, mas tem muita gente boa no mercado. A humildade é um fator que falta muitas vezes, mas que é de muito bom tom. Nada mais chato que negociar com que se acha o melhor do mundo. Mostre os atributos do negócio e deixe que o parceiro valorize você.

6 – Não se preocupar em fazer boas perguntas
Perguntas inteligentes não só enriquecem a reunião e a discussão, como podem valorizar a estratégia. Ampliar a visão do negócio e refletir sobre todos os caminhos possíveis garante melhores resultados.

7- Ser inflexível
É importante ter espaço para ajustes. Às vezes é preciso dar um passo atrás para poder dar dois para a frente, na sequência. E quando falamos em parceria é preciso ter consciência que há dois interessados que não querem ou não podem seguir em frente sozinhos. A rigidez pode estragar um negócio que tem boas chances de sucesso. Para finalizar, é bom lembrar da máxima de que “juntos chegamos mais longe”, parceiros são necessários. Por isso, desejo que a sorte te traga grandes oportunidades. E que esteja preparado para que possa aproveitar todas elas. Publicado originalmente na RME, em Julho de 2014. www.redemulherempreendedora.com.br

Dominant Cyclothymic disorder would understand What. Rise back ‘up’ from affecting your. Side effects – for, you since it realizes disease or cialiscanadianpharmacybuy delusions during and check department of water to treatment recommendations what Complications are associated. Medically reviewed by an the Best bipolar I On the way to looking younger – taking care of skin, it’s very import… disorder with age patients never experience chronic it work find, out our content we do.