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Foi-se o tempo em que para divulgar uma marca e produto a empresa precisava, necessariamente, pagar por um preço absurdo para ter uma propaganda em horário nobre da Rede Globo. E claro que uma coisa não anula a outra, veja bem. Mas hoje existe uma infinidade de possibilidades em dar visibilidade para sua marca e que podem ser tão efetivas quanto ou até mais, pois isso tudo depende principalmente do público.

Por isso, antes de ler e aplicar em sua empresa as dicas que apresentamos a seguir, esperamos que você já conheça o seu público-alvo, o consumidor de seu produto ou serviço – idade, perfil, nome e sobrenome (risos) –, pois só assim você saberá onde ele está e como atuar.

Produza o seu próprio conteúdo

Para começar, você não precisa ser mais refém da linha editorial de uma emissora, nem se apegar tanto a linguagem ou formalidades que fujam dos interesses do seu público-alvo. Gerando o seu próprio conteúdo, você pode dizer o que quiser, como quiser e pelo tempo que quiser.

[Atenção: Claro, sempre atento à educação, nada que pegue mal, que possa ser mal-entendido e tenha tom preconceituoso].

Um belo exemplo dessa quebra de paradigmas é a Lolla Cosmetics. A empresa ganhou espaço tanto nas mídias sociais quanto nas prateleiras das lojas por ter uma linguagem descolada, bem-humorada e atual, que comunica diretamente com as consumidoras.

E como fazer isso? Lá vão algumas maneiras:

  • Tenha um blog: Um blog é a assinatura da sua marca. Nele você pode se dedicar a apresentar pautas que tenham a ver com a identidade e com os ideais de sua empresa, e os interesses que ela compartilha com o seu público. Além disso ele é super versátil, por ser multimídia, permitindo hiperlinkar outros textos, imagens, vídeos, gifs e mais recursos de diversas plataformas.
  • Confie no poder das mídias sociais: Se tem uma coisa que as mídias sociais trouxeram de bom para as empresas foi a oportunidade de se aproximar do público. E esse diálogo tem muito, muito poder. Usadas da maneira certa, as mídias sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Pinterest, Snapchat e outras, podem ser muito mais do que uma vitrine de produtos e um SAC. É uma forma de estabelecer vínculo e mostrar o lado mais humano da empresa.

Aqui a palavra de ordem é Inovação. Por que não fazer um canal no Youtube com o review de seus produtos por influenciadores digitais/críticos convidados? Que tal ter uma conta no Snapchat mostrando os bastidores de eventos da empresa?  E se a conta no Instagram tivesse uma linha editorial de fotos que demonstrem o interesse que a empresa tem em comum com o seu público?

Além disso, hoje quase todas elas possuem maneiras de, com baixo investimento, expandir a visualização para mais usuários.

  • Utilize o seu banco de dados de forma inteligente: As informações que você tem sobre o seu consumidor são valiosíssimas e dizem muito mais sobre a sua marca até do que você. Por isso vale pensar com inteligência na melhor estratégia. O seu e-mail marketing, por exemplo, pode ter informações relevantes que te aproximem do público mais do que a oferta de produtos – como dicas de viagens, passeios, de como se vestir para determinada ocasião, do que ter em casa, de como falar; infinitas possibilidades de acordo com o produto – uma matéria exclusiva, um vídeo com acesso restrito, uma campanha limitada etc.

E para executar tudo isso, lembre-se de contar com uma ou mais equipes criativas e capacitadas para ajudar a sua marca. Como dissemos, é possível fazer muito mais com o mesmo investimento e sem depender da tirania da televisão.