A visão nos impacta a todo momento. Somos influenciados pela linguagem visual, ainda que involuntariamente, em tudo. E por que não seria diferente com a nossa empresa? Precisamos pensar nas imagens que usamos de maneira mais estratégica.
As dicas vão desde o material de papelaria – logos e variações, cartão de visita etc. – a imagens de cunho publicitário ou utilizados no conteúdo digital. O que é preciso saber e considerar? Abaixo damos algumas dicas antes de procurar o designer:
Entender a história da empresa
Se a empresa é nova, a identidade visual pode ser definida do zero e reajustada ao longo do percurso, se necessário. Mas se ela é um negócio já maduro, além de considerar os próximos passos é preciso pensar no passado. O que determinou que ela chegasse até aqui? O que deveria ser destacado? Tudo isso entra na identidade visual.
Imagens que casam com o conteúdo
Como já falamos aqui, o conteúdo pode se manifestar de várias formas, por meio das mídias sociais, do site da empresa, de um blog ou de um canal no Youtube. E com esse último exemplo, entendemos que ele não é feito só de escrita, mas também de imagem, certo? Assim, as fotos, infográficos, gifs, vídeos, surgem como um complemento ao que está escrito ou falado – e se é um complemento, tem que casar!
Se você é uma empresa que comercializa chocolates, falando de bem-estar, não pode postar uma imagem cinza, com um dia de chuva e uma pessoa triste. O que combina com bem-estar? Dia ensolarado e sorriso no rosto, uma imagem que expresse felicidade! Esse é só um exemplo, as possibilidades são infinitas.
Comédia ou seriedade?
As imagens podem também trazer conotações mais sérias e outras mais despojadas, até mesmo cômicas. Tem certo e errado? Não! Tudo depende do seu negócio, seu público-alvo e como ele reage a isso. É preciso, principalmente, pensar em imagens que façam com que os consumidores daquele produto ou serviço se identifiquem.
Lembrando que mesmo aqui, tudo o que é demais, faz mal. Seriedade demais, pode soar como frieza, e principalmente quando falamos de mídias sociais, as pessoas esperam um pouco mais de simpatia e quebra de protocolos. Por exemplo, um hospital que em seu conteúdo fale sobre doenças, pode trazer essas informações de uma maneira mais leve, inclusive interagindo com os pacientes.
As cores também dizem
Raiva, tranquilidade, medo, suspense, tensão, felicidade… Cada uma das cores tem o poder de influenciar sentimentos e transmitir sensações. Por isso, saiba o que cada uma delas quer dizer antes de definir a identidade de sua empresa.
A internet tem muitas informações sobre isso, mas o ideal mesmo é buscar um especialista. Somente um designer profissional, com todo o suporte técnico é que pode determinar o que é melhor para o seu negócio.
O que você pode fazer para começar desde já é pensar nos pontos que trouxemos aqui e fazer um rascunho com as informações que são importantes a serem consideradas e o que gostaria de incluir. Isso ajuda e muito!