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Por Cristovão Wanderley
O futuro não chega como um carro voador com botões de teletransporte. Ele dá sinais. Muitos. O que estamos observando no marketing hoje oferece pistas inequívocas do que está por vir com o impacto da tecnologia digital. Se o marketing digital já vem enfrentando grandes mudanças, podemos esperar passos gigantescos daqui para a frente.
A tecnologia avança em uma velocidade sem precedentes em todas as áreas e atividades das marcas, impactando a vida e os hábitos dos consumidores. Nunca mais seremos os mesmos, nem como clientes nem como profissionais de marketing. Portanto, vamos ali dar uma espiada no que já se mostra visível para o futuro próximo.
Nem preciso dizer que a influência do digital no marketing é contínua e crescente. O mercado já entendeu e praticamente vivemos todos em uma corrida maluca de aprendizado contínuo para acompanhar o que chega de novo. Embora nem tudo possa ou precise ser usado para obter resultados consistentes, as ferramentas e tecnologias estão aí para serem exploradas e avaliadas.
Aliás, antes de continuar essa rápida viagem ao futuro, quero propor uma pausa. Tenho observado que algumas marcas buscam inovação antes de fazer o famoso dever de casa. Aquelas perguntas que iniciam um bom planejamento estratégico:
- Você realmente sabe quem é o seu cliente? Sabe quais são as dores dele?
- Em que redes sociais você e sua empresa estão e com que qualidade de conteúdo e engajamento? Como está a sua presença digital?
- Você tem um site responsivo para o mobile?
- O CEO tem um perfil atualizado no Linkedin e a marca possui uma Company Page? Seus principais líderes possuem uma participação ativa no Linkedin e nas redes que importam para a sua marca?
- Que conteúdo é mais relevante para elas? Você está entregando?
Você pode pensar “nossa, mas isso é o básico”. Também acho, mas nem sempre acontece. Pior, se você nem sabe onde está não tem bússola que indique para onde ir. Até porque o futuro não é um destino único, mas se apresenta fragmentado com múltiplas possibilidades. Vamos precisar de um conhecimento bem profundo para definir uma estratégia que incorpore inovações com resultados reais. Porque apenas inovação sem estratégia pode resultar em um circo voador. Futurista sim, mas com o enorme risco de trazer apenas aplausos sem ROI. Ou likes sem engajamento.
As principais trends na visão de líderes globais
Vejamos o que mostra o resultado da pesquisa “2020 Vision a marketing leaders view of digital future”, realizada pelo Digital Marketing Institute. Foram entrevistados mais de 200 líderes de marketing digital dos Estados Unidos, Reino Unido e Pacífico para detectar uma perspectiva global.
“Marketing and sales are changing rapidly. Technology, social media and AI influence how we consume content and are making buying decisions.”Frank Hattan Director Inside Sales MicrosoftA pesquisa explorou os principais canais, desafios, skils, talentos e tecnologias emergentes e tem como destaques:
Principais canais de marketing digital
Em 2020, os consumidores se envolverão com as marcas digitalmente mais do que nunca, à medida que novas plataformas surgirem. O foco das equipes de marketing estará em cinco canais, considerados de extrema importância:
- Celular com 37%
- Mercado online / agregadores com 34%
- Vídeo em 31%.
- Display com 31% e
- Email com 30% .
Desafios para os profissionais de marketing em 2020
Profissionais de marketing enfrentarão uma série de desafios, à medida que tecnologias mais avançadas se tornam mainstream e os líderes de marketing buscam envolver os clientes de novas maneiras. O maior desafio é o ritmo da mudança tecnológica:
- 54% relatam dificuldades com a mudança do panorama digital e expressaram preocupações sobre como seus departamentos e negócios continuarão a atuar.
- O recrutamento e as habilidades são preocupações importantes e é cada vez mais difícil encontrar talentos digitais preparados. 82% dos entrevistados concordam com a afirmação: “Nossa organização precisa investir mais em treinamento e desenvolvimento de pessoal”.
- As últimas cinco principais preocupações centram-se em torno do conteúdo, principalmente criação e medição. Com os consumidores experimentando “choque de conteúdo” devido ao volume de informações disponíveis on-line, 49% dos líderes acham difícil criar um conteúdo atraente.
- Quando se trata de medição, 44% lutam com a compreensão da eficácia. Provavelmente, isso se deve ao fato de que dados e análises sem contexto não são uma representação precisa da jornada do consumidor, que pode abranger grandes períodos de tempo.
Habilidades de marketing digital sob demanda
As tecnologias emergentes, associadas ao ritmo das mudanças, estão levando as empresas a capacitar e a renovar suas equipes de marketing. As quatro principais habilidades que os líderes de marketing em todo o mundo classificaram como “extremamente importantes” incluem:
- Estratégia e planejamento digital (82%)
- Análise de dados e relatórios (80%)
- Pesquisa e insights (83%)
- Liderança e gestão (81%)
Para capacitar as equipes as empresas estão percebendo como é importante investir em treinamento. Uma tendência crescente é a terceirização, à medida que as empresas procuram entidades externas para criar e fornecer programas de treinamento.
Tecnologias emergentes
Todos pretendem alocar mais recursos para tecnologias emergentes e as 5 principais tecnologias para estratégia digital são:
- 67% – App
- 66% – AI
- 61% – Social Customer Service
- 59% – Emotional Engagement
- 52% – Machine Learning
Como empresas B2C e B2B têm prioridades diferentes quando olham para o futuro, as três tecnologias emergentes mais importantes a serem incorporadas até 2020 também são diversas. Os profissionais de marketing B2C escolhem AI, aplicativos e atendimento em redes sociais. Enquanto os profissionais de marketing B2B identificam AR e VR, AI e automação.
Da estratégia aos times, das ferramentas aos canais o marketing 2020 e para frente certamente não será o mesmo. As versões novas parecem cada dia mais aperfeiçoadas e enquanto praticamos com os recursos de hoje a transformação digital já apresenta perspectivas futuras poderosas de conexão para marcas e clientes.
Se tudo isso é o que temos para amanhã, nem quero imaginar o que pode acontecer em um futuro um pouco mais distante. Alguém se arrisca? Quer trocar uma ideia sobre marketing digital e tecnologias emergentes? Na Stratlab temos um time de especialistas em Inteligência Estratégica, Customer Experience e Social Selling B2B. Fale com a gente se você também quer surfar nas ondas de inovação que vêm por aí.