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Todo mundo só fala das qualidades do marketing digital. Democrático, interativo, assertivo… Tudo isso a gente sabe. Mas, se você já contratou uma agência ou está pensando em fechar com uma, o que esperar do trabalho desenvolvido por ela? Quais expectativas devo ter?

Pensando nisso, dediquei esse texto especialmente para esclarecer essa dúvida. E mais: para que muitas agências saibam quais expectativas passar aos seus clientes no fechamento de um novo contrato.

Veja:

O que esperar de uma agência:

1 – Planejamento: o primeiro passo é conhecer a empresa, entender seus processos, sua identidade e seu papel dentro do mercado. Quem serão os porta-vozes? Como ela se posiciona diante do cliente? E no mercado?

Com essas informações, a agência montará um planejamento com toda estratégia, definindo as palavras-chave, os temas a serem abordados, demanda de publicação, etc. Já a estratégia vai mostrar quais canais utilizar, linguagem, como se posicionar diante seus possíveis clientes, se usará SEO, SEM ou PPC, por exemplo.

2- Multiplataformas e multiconteúdo: uma agência especializada deve saber trabalhar dentro de três vertentes: marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e múltiplas ferramentas – cada estratégia tem uma combinação diferente, que melhor se adapta à sua realidade. Como falar (texto, foto ou vídeo), com quem falar (B2B ou B2C), com que frequência falar (demanda de publicação) onde investir mais, onde investir menos (LinkedIn, Facebook, Instagram, blog, etc), em qual rede divulgar…

Faz parte do trabalho entender qual é o jeito de falar com os potenciais clientes do seu negócio.

3- Métricas, dados e informações: está no escopo de uma agência de marketing levantar as métricas, dados e informações dos seus possíveis clientes na internet. Como, por exemplo, quais são as palavras-chave que seus clientes usam na busca do Google? Onde eles estão? Quem são eles? Quanto eles estão interagindo com o seu conteúdo? Qual é o engajamento? O que falam de mim? Todas essas informações devem estar no relatório. Cliente, pode cobrar à vontade! 🙂

4- ROI: cliente, cobre o retorno sobre o investimento aplicado. Agência, adote o ROI como peça fundamental da sua estratégia. Afinal, nenhuma outra métrica indica o impacto do marketing digital na empresa quanto o ROI.

O que NÃO esperar de uma agência de marketing digital:

1- Resolver tudo sozinhos: a sua empresa é a especialista no assunto. A agência é especialista métricas, estratégia, dados, produção, linguagem, interatividade e resultados. Sem as informações necessárias é impossível sequer começar o trabalho de marketing digital. Esse conhecimento é muito importante.

2- Quero vender mais: só com marketing digital? Bom, não é o melhor cainho. Aliado ao trabalho de vendas e aos processos da empresa? Totalmente possível. O marketing digital não vai resultar em vendas diretas, mas trabalhará a imagem e o valor da sua marca na internet.

Empatia: atenda seus clientes como gostaria de ser atendido. Isso fará toda diferença.

3- Tudo para ontem: a consolidação da marca não é feita da noite para o dia. O trabalho é árduo, diário e precisa sempre de ideias novas e diferentes estratégias. A mudança vem de 6 meses a 1 ano, mas os resultados são impressionantes.

E não vai parar, hein? Se mudar o objetivo de repente ou cortar o trabalho não espere grandes resultados. Planejamento, estratégia, métricas, execução e resultado – são muitas etapas para chegar onde todos nós queremos: o sucesso da sua empresa na internet.

4- Muito trabalho, baixo investimento: o marketing digital é democrático, mas os resultados serão proporcionais ao quanto está disposto a investir. Se o seu concorrente investe melhor – veja bem, não é investir mais, é investir melhor – os resultados dele serão melhores que o seu. E tudo depende do objetivo de cada um, não é mesmo?

Gostaram? Espero que tenha sido esclarecedor tanto para os colegas, quanto para os atuais e futuros clientes. E você? Gostaria de acrescentar alguma coisa que esqueci? Deixe nos comentários e vamos discutir o tema.

Será bastante produtivo. Obrigado e até a próxima!

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