Fazer algo bom exige dedicação, tempo e atenção, mas nem sempre existe uma fórmula exata. O mesmo acontece com um bom planejamento de Marketing Digital. Mas é possível, sim, seguir uma referência que irá clarear os passos de sua empresa, seja ela especializada, para atuar internamente ou em prol de um cliente.
Por isso, a nossa intenção hoje aqui é compartilhar com você alguns direcionamentos para saber por onde começar. Você é nosso convidado nessa viagem. Vamos lá?
Qual é o nosso destino?
A velha história de saber para onde está indo faz todo o sentido aqui também. Imagine que você quer chegar à praia, no litoral de São Paulo. Você entra no carro e sabe para onde quer ir, certo? Esse fator é determinante. Ou você entraria no carro com destino incerto e pela inércia esperaria aparecer, de repente, em algum lugar?
Sendo assim, para começar um bom planejamento de marketing, você precisa saber qual é o seu objetivo, aí liga o GPS, coloca a música, abastece e vamos embora!
Quanto podemos investir?
Traçado o objetivo, antes de definir as próximas etapas, é importante saber quanto você pode investir pelas ações que virão a seguir. Não adianta planejar mil coisas e não ter como pagar.
Ainda usando como exemplo uma viagem, você pensaria “quero fazer um mochilão de carro pela América Latina”. Ok, mas além de ter apenas 200 reais para abastecer o seu carro e pagar pedágios, essa viagem teria de ser feita em 4 dias, pois é o tempo que você tem disponível para chegar ao seu destino (que poderia ser o objetivo lá em cima). Sendo assim é possível? Não, não é.
Uma das partes mais importantes do planejamento é sermos sempre realistas. A grana entra nessa. É impossível fazer planos com uma verba que ainda não existe. Se tudo der certo e depois da ação houver lucro, invista em um novo planejamento, mas siga nesse com os pés no chão.
O que queremos fazer para alcançar nosso objetivo?
O que precisamos para chegar a praia? De um carro, de um mapa ou GPS, para sempre nos lembrar do caminho certo, de um motorista, que nos orientará no caminho e com segurança, de música, para tornar o percurso mais leve, dinheiro, ao longo do caminho para eventuais despesas não planejadas (como comprar uma água), e a verba já planejada para pagar os pedágios.
Na analogia, o carro são as ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas, mídias sociais, Adwords do Google, Google Analytics, plataformas de monitoramento, WordPress, SEO, Blog etc. O motorista é o especialista em marketing digital, pois da mesma forma que uma pessoa sem carta pode saber ligar o carro, ela definitivamente não saberá como guiá-lo.
A música é a gestão, que feita da maneira certa, torna o trabalho agradável, criativo e engajado. O dinheiro é essencial também para despesas inesperadas, como uma ação extra, lembrando que da mesma maneira que, em um percurso de viagem, fazer uma parada para beber água ou ir ao banheiro, esse custo também pode ser opcional. E a verba para os pedágios, como por exemplo em impulsionamentos e compra de palavras-chave no marketing digital, já deveriam estar previstas.
Então o que precisamos para chegar até lá? Atuar em sincronia com tudo isso!
Com qual periodicidade agiremos?
Assim como planejar uma viagem, qualquer ação de marketing precisa ter dia e hora para começar e terminar. Claro que eventualmente algumas campanhas dependem do sucesso, e podem acabar antes ou se estender para chegar ao local desejado, mas inclusive essas variações devem ser previstas.
Em marketing digital precisamos ter o calendário em mãos para acompanhar a agenda da empresa ou marca e também as demandas externas, feriados, eventos, datas comemorativas, enfim, os acontecimentos do mundo.
Por isso, durante o brainstorming, isso também deve ser colocado no papel.
Como torná-lo visual?
O formato do planejamento é indefinido. A premissa mais importante é que ele seja compreendido por todos, sem exceção. Sugestões mesmo no formato deles são bem-vindos! Pode ser escrito na lousa, em vidro, em planilha no Excel, post it, etc.
Mas lembre-se: a atualização constante é fundamental para, inclusive, mensurar resultados.
Ação! – a palavra de ordem
Pensado em tudo isso, é hora de agir!
Esperamos que tenha conseguido visualizar como fazer um planejamento e que possa colocá-lo em prática com efetividade nas ações. Dúvidas? Já sabe, comente aqui ou nos mande um email: conteudo@stratlab.com.br
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