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Estar conectado não é apenas estar presente. Para estar realmente conectado é preciso estar atento. Sabe quando você está conversando com alguém e fica sem resposta? Você não quer ser a pessoa que fala sozinha também na internet, certo? Nem quer que a sua empresa deixe os clientes falando sozinhos. Sendo assim, pratique a resposta.

Listamos algumas dicas para que você e sua empresa – pois valem tanto para o profissional quanto para o pessoal – estejam conectados no sentido integral da palavra e não apenas marcando presença no cenário digital. Veja só:

Interagir com o público

Para fazer a diferença nas mídias sociais e estar realmente conectado, você precisa interagir. De nada adianta ter uma página no Facebook, uma showcase no LinkedIn, um perfil no Instagram se não for para interagir, se comunicar, falar alguma coisa, se posicionar, postar imagens. Disso, surge também o seu público, que espera, inclusive, que você interaja com ele como é na vida real mesmo.

Se eu comento algo, espero ser ouvido e receber uma resposta, mesmo que seja um “obrigado”, ainda mais neste tipo de relação não pessoal em que os olhos não são vistos. Na internet temos essa desvantagem, não é mesmo?

Participar de grupos de discussão

Da mesma forma que em um debate, na sala de aula ou durante uma dinâmica em grupo, conversar com pessoas de diferentes opiniões sobre determinado assunto pode ser muito valioso. Isso também contribui para que você seja visto e pode realmente fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão, por exemplo.

Aposto que as pessoas da faculdade que você se lembra são aquelas mais participativas e falantes – ainda que nem sempre agradáveis.

A dica aqui é ouvir (ou ler, se for o caso). Como diz aquele ditado “Ouvir é ouro, falar é prata”. E quando for para dar a sua consideração, sempre procure postar conteúdos construtivos e analisar da maneira mais neutra possível, evitando conflitos com a sua imagem ou da empresa.

Conhecer sobre o que estão falando

Caracteriza “estar conectado”, você compreender quais são as ferramentas, assuntos e acontecimentos do momento. Os trending topics. Inclusive, há maneiras de saber sobre os assuntos mais buscados do mundo e do Brasil por meio do Google e do Twitter, por exemplo.

Fora todo o universo, você pode, com um simples correr de tela, entender o que está acontecendo no seu próprio mundo. A observação é um item fundamental! Note o comportamento das pessoas, o que as atrai, quais são as imagens mais curtidas e comentadas, os vídeos mais assistidos, os assuntos mais polêmicos…

Como será que elas esperam que sua marca se posicione? Pratique esse exercício de reflexão.

Acompanhar a concorrência (e curtir!)

Odiar a concorrência é coisa do passado. O momento exige entender que vocês podem ser até melhores amigos, especialmente se você estudar quem compete com você. Uma empresa estratégica pode inclusive pensar em parcerias ou ainda preencher buracos deixados no mercado por outra marca.

Já no âmbito mais pessoal, você pode aprender muito com opiniões diferentes.

Considerando e, mais importante, praticando esses tópicos, você será promovido de “presente” a “conectado”. E se utilizar as informações coletadas de maneira positiva, pode ver toda a diferença em seu negócio!

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