Por Cristovão Wanderley
Quando empreendemos temos na palavra CRESCIMENTO algo básico, uma missão quase que intrínseca para quem tem sua própria empresa ou simplesmente trabalha com marketing. Porém, todo planejamento estratégico merece atenção e cuidado e, por isso, vamos passar algumas dicas para você que almeja essa evolução no seu negócio.
Planejar o crescimento de uma empresa é como programar uma grande viagem. Primeiro você deve saber aonde quer chegar e quem embarcará com você. Depois, você vai precisar fazer as contas, colocar no papel o orçamento disponível (combustível) para encarar a estrada e ver se realmente é possível chegar ao destino planejado.
Toda essa analogia da viagem podemos trazer à realidade das empresas e seu planejamento estratégico. Crescer é essencial e, ao expandir seu negócio, você pode ter de encarar grandes desafios.
1- Defina os objetivos e onde quer chegar
Pode parecer balela, principalmente quando falamos em planejamento estratégico dentro do marketing digital. Mesmo assim é sempre importante bater na tecla de “onde eu quero chegar”. Um bom planejamento passa primeiro pela definição das metas e – sem isso – é impossível mensurar os futuros resultados.
2- Seja um entendedor do seu segmento, analise o mercado e conheça seus concorrentes
Já diria Sun Tzu, autor do livro “A arte da guerra”: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.
Resumindo: acompanhe o trabalho de seus concorrentes. Saiba o que tem sido feito por empresas do mesmo segmento e monitore as tendências do mercado e de seu consumidor. Saber onde está pisando e com quem está falando é essencial para o sucesso.
3- Tenha uma equipe engajada e integrada
Engajamento é quase uma palavra da moda, mas importante em qualquer empresa. Ter um time integrado quanto às ações que serão realizadas e engajado em extrair o melhor resultado será um fator determinante para o planejamento estratégico dar certo. Por isso, mantenha a equipe motivada e com liberdade para criar, dar ideias, buscar informações e gerar conteúdo que possam elevar a performance e o conhecimento de cada colaborador.
Lembre-se de tratar cada colaborador como uma pessoa da família. Afinal, sabemos que uma equipe feliz e satisfeita produz muito mais e melhor!
4- Se achar que algo deu errado, não se abale. Mude e planeje novamente
Periodicamente é necessário mensurar e analisar se as ações estão dando certo, se estão indo ao encontro do que foi planejado na primeira fase. O que mostram os números? Como seu público responde à sua comunicação e serviço prestado?
No marketing muitas vezes acreditamos em determinada ideia que, com o decorrer do tempo, o mercado nos mostra algo totalmente diferente. Isso só é possível ao fazer a análise do trabalho que vem sendo realizado.
Monitore sempre os passos que são dados e, se necessário, mude. A humildade em enxergar que as coisas não estão dando certo pode ser um trunfo no futuro. Persistir no erro, não.
Pronto. Essas são algumas dicas para a sua longa viagem, rumo ao crescimento da sua empresa. Claro que existem outras e poderíamos ficar falando aqui por muito tempo. Porém com elas já é possível abastecer e seguir o seu caminho. Tem alguma dúvida ou comentário? Não deixe de pedir carona. Vamos colocar uma trilha sonora bacana e curtir a estrada juntos.