Nos textos anteriores, apresentamos a importância de ter sua marca no ambiente digital e quais são os caminhos disponíveis para torná-la ainda mais forte dentro desse mundo que já não é mais tão novo assim.

Agora que você já entendeu essa parte do processo e já é praticamente um especialista quando o assunto é marketing digital, é chegada a hora de explicar o passo a passo que vai fortalecer a presença da sua marca na internet. Veja:

Passo 1: conte com uma equipe qualificada
É importante ter um profissional especializado em cada segmento. Designers, conteudistas, planners, especialistas em adwords, etc. Cada um sendo melhor na sua área. Eles serão fundamentais para traçar a estratégia de acordo com a sua marca. Isso é inteligência digital. Entender com quem vai falar, o que vai falar e como vai falar. Esse planejamento vai definir a estratégia – a base da comunicação.

Passo 2: colocar o planejamento em prática
Depois do planejamento e estratégia definidos, é hora de encontrar o seu lugar na internet. Ou seja, desenvolver um site ou blog para hospedar a sua marca. E não é estar lá, hein? O site será a sua identidade. Aí entra a necessidade de uma equipe especializada, já que ter conhecimento em comunicação visual será fundamental.

Passo 3: visual pronto. Entra o conteúdo
O visual está pronto, a marca hospedada no site/blog e a estratégia já está definida. É hora de caprichar no conteúdo. Com qualidade, ele vai trazer identificação e credibilidade aos potenciais clientes. Essa é uma das partes mais importantes na construção da marca no ambiente digital. É importante lembrar: um visual bonito é fundamental, mas a identificação vem com um bom trabalho de conteúdo.

Passo 4: blog, redes sociais e assessoria de imprensa. Como funciona o círculo de conteúdo?
Publique uma notícia sobre seus serviços no seu blog/site, compartilhe nas redes sociais e – se for novidade – envie para a imprensa. Em qualquer canal que esteja o seu potencial cliente, ele vai saber sobre você. E o mais importante: sempre estará presente nos seus meios de comunicação, sendo blog, no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin ou na imprensa. Onde quer que ele vá, ele voltará para seu site.

Passo 5: anunciando o conteúdo
Com o conteúdo pronto, é hora de usar uma ferramenta de auxílio para aumentar o alcance do conteúdo: o anúncio. Vale lembrar que anunciar o conteúdo do seu site/blog em redes sociais e buscadores é uma ajuda para impulsionar o alcance do que está sendo divulgado e encontrar as pessoas certas para quem esse conteúdo será destinado. Não tem jeito: anúncio sem conteúdo embasado e de qualidade não dá retorno concreto, apenas números altos e sem engajamento. O anúncio levará o potencial cliente ao seu site/blog e o seu conteúdo vai fidelizar esse cliente.

Passo 6: SEO e presença no TOP List dos buscadores
O que é SEO? Resumindo, é entender quais são as palavras-chave para subir a posição da sua marca nos buscadores e, a partir daí, alinhar a produção de conteúdo com essas palavras-chave. Com uma boa estratégia da SEO, é possível encontrar os termos e definir onde coloca-los no texto. Essa estratégia vai alavancar o seu conteúdo e deixar o site/blog da sua marca entre os primeiros sites listados pelo sistema de busca virtual com mais evidência. Traduzindo: mais uma ferramenta que levará um potencial cliente para o site.

Passo 7: monitoramento
Esse acompanhamento é fundamental, pois mostra se planejamento e estratégia foram efetivos. O monitoramento vai dar o retorno do que falam da sua marca, quantas pessoas a viram, quem gostou, quem reprovou, etc. Com esses dados, é possível ver o que deu certo e quais são as adequações de rota que precisam ser feitas para chegar ao objetivo. E cada meta tem sua estratégia. Está tudo dando certo? Então, quem vamos atingir agora? Começaremos outro planejamento e estratégia para chegar a outro tipo público. Assim começa o ciclo que vai ampliar os horizontes e consolidar cada vez mais a sua marca no ambiente digital.

Curiosidade: apenas 30% dos brasileiros buscam na internet o nome da empresa. 47% vão atrás do serviço ou nome do produto prestado. (Fonte: pesquisa feita pelo Google em parceria com a Prospect Brasil).

Esses são os sete passos básicos para construir e fundamentar a sua marca no ambiente digital. Como pode ver, é preciso investir tempo, planejamento e muita dedicação para que o projeto dê certo. A notícia boa é que muita gente está na internet. Então, o alcance da sua marca será consideravelmente maior do que se você não estivesse no ambiente digital e, consequentemente, os resultados serão bastante impressionantes.

Não basta anunciar, é preciso fidelizar. Uma boa presença no ambiente digital com conteúdo de qualidade trará bons frutos para a sua marca e para o seu negócio.